O secretário de Educação de Balneário Camboriú, Marcelo Achutti, anunciou que a partir da próxima segunda-feira (10) crianças matriculadas neste ano de 2023 nas creches da rede municipal de ensino, terão vagas integrais. Até então, as matrículas eram feitas somente por turno (ou manhã ou à tarde).
Segundo Achutti, na segunda-feira (10) irá iniciar a fila para as vagas integrais em todas as creches da rede municipal. “Hoje, nenhuma criança do calendário 2023 (matriculadas neste ano) estava em vagas integrais, mas vamos abrir e ofertar. Os pais terão que comprovar que de fato precisam da vaga integral, mostrando, por exemplo, comprovante de trabalho. Precisa ter necessidade para conseguir a vaga integral”, diz.
O secretário aponta que as vagas de 2023 (através do programa Fila Única) eram somente para o turno matutino ou vespertino, mas com a grande demanda da comunidade, estão abrindo integrais.
“Para os alunos novos (ainda não matriculados, que estão entrando ‘agora’) também vai valer, mas somente se não forem preenchidas as vagas por quem já estava na rede. Nas particulares (vagas compradas pela prefeitura em caso de necessidade) já eram vagas integrais, e agora passará a ser integral nas creches municipais também, para quem entrou em 2023”, completa.
A prefeitura também pretende fazer um novo chamamento público para comprar vagas parciais na rede privada.