- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Alunos da APAE de Balneário Camboriú participam de oficinas do projeto Histórias Especiais

A cada ano, a APAE de Balneário Camboriú incorpora atividades que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento artístico, intelectual e social dos alunos da instituição. Uma das iniciativas que têm trazido excelentes resultados é o projeto Histórias Especiais, que resulta na publicação de um livro com histórias criadas pelos alunos da entidade. 

A quarta edição do projeto teve início no final do mês de maio, com uma série de oficinas realizadas na instituição, com o objetivo de aflorar a criatividade e desenvolver as competências artísticas dos estudantes.

O músico e coordenador do projeto Luciano Candemil realizou oficinas de percussão criativa para trilha sonora e sonoplastia, com exercícios de improvisação e imaginação de produção de sons que sugerem cenas ou ações narrativas e também uma rodada de contação de histórias. 

- Publicidade -

A multiartista Bell Bandeira, por sua vez, foi responsável por uma oficina de contação de histórias, com exercícios de estímulos cognitivos e de criatividade, abordando o registro de expressões por meio da palavra, envolvendo os alunos e os professores da escola.

Está programada mais uma rodada de oficinas, de artes visuais e ilustração que vão acontecer em breve, mas a data ainda não está definida.

Candemil destaca a participação dos estudantes nas atividades e a sua importância para seu desenvolvimento. 

Candemil ministrando a oficina (Foto: Mariana Castro)

“Os alunos estão muito engajados nas atividades propostas. Eles têm se interessado muito pelas dinâmicas que estão sendo propostas e isso aguça a percepção deles do mundo e o seu olhar para as suas realidades. Isso é fundamental para que eles possam desenvolver o senso crítico, o que enriquece muito as histórias que vão compor mais esta edição do livro”, afirma.

O livro Histórias Especiais

A quarta edição da publicação é fruto de um projeto que envolve toda a comunidade escolar da APAE de Balneário Camboriú. Todas as edições do livro Histórias Especiais são disponibilizadas em plataforma online e com acesso gratuito. Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, a obra também ganhará uma versão em audiolivro e outra em vídeo, com as ilustrações do livro digital, o áudio da narração e tradução em libras.

O projeto Livro digital e audiolivro: Histórias Especiais – Volume IV é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 013/2023, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).

As edições anteriores da obra podem ser conferidas aqui: https://casulo21.com/historiasespeciais/.

Texto: Thiago Cassaniga Furtado

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -