- Publicidade -
- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Alunos da APAE de Balneário Camboriú participaram de oficinas de artes visuais

A produção da segunda edição do livro Histórias Especiais, que reúne histórias e ilustrações criadas por alunos artistas da APAE de Balneário Camboriú, segue acontecendo. 

(Projeto Histórias Especiais)

Na segunda-feira (8) os alunos da instituição participaram de oficinas de artes visuais, ministradas pela artista Silvia Teske. 

Segundo a organização do projeto, este foi o segundo ciclo de formação. 

- Publicidade -

As primeiras oficinas, realizadas em junho, tinham como foco a criação literária. 

Agora, trabalhando as artes visuais, o projeto completa o processo de capacitação dos alunos, possibilitando que eles atuem na criação de ilustrações que acompanham as histórias. Este é o conceito base do livro Histórias Especiais, que vai publicar seis obras literárias criadas por alunos artistas da APAE, acompanhadas de ilustrações produzidas por outros seis alunos. 

O lançamento do livro está previsto para o final do segundo semestre deste ano. 

Participaram das oficinas duas turmas de aproximadamente 15 alunos cada. As atividades foram baseadas nas histórias desta edição do livro e em exercícios de estímulos cognitivos e de criatividade, abordando o registro de expressões por meio do desenho, pintura, colagem ou registros gráficos.

Artistas independentes 

A artista visual Silvia Teske, facilitadora das oficinas de artes visuais, ressalta a forma como os alunos da APAE se portam diante de atividades desta natureza. 

“Uma coisa que eu gosto bastante neste público é que eles são bem independentes, fazem aquilo que dá na telha. E eu acho que isso é importante na arte, no desenho, e na ilustração mais ainda. A ilustração não precisa, necessariamente, ser uma representação da história, mas sim um desenho que dê uma nova leitura de cor, de forma, de espaço. Com eles foi muito legal ver isso acontecer”, salienta. 

Seis selecionados

O objetivo das oficinas é o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos e o incentivo para que expressem seus sentimentos através das artes visuais. A partir das atividades desenvolvidas, a equipe do projeto fará a escolha dos seis alunos artistas que serão responsáveis por ilustrar as histórias que compõem o livro e também por criar a capa da publicação.

- Publicidade -

Coordenador e diretor artístico do projeto, o produtor e artista Luciano Candemil, destaca a participação de um número maior de alunos nas oficinas. 

“A gente sempre tem um olhar muito atento à inclusão. Apesar de que só seis alunos artistas terão suas ilustrações incluídas no livro, por uma questão de espaço na publicação mesmo, uma quantidade bem maior participou das atividades”, afirma. 

Saiba mais sobre o projeto

Este é o segundo ano em que o projeto Histórias Especiais está sendo realizado na APAE de Balneário Camboriú. 

Ao final do processo, será editada a segunda edição do livro que leva o mesmo título, uma publicação digital disponibilizada em plataforma online e com acesso totalmente gratuito, composto por seis histórias e seis ilustrações criadas pelos alunos artistas da unidade. 

A obra também ganhará uma versão em audiolivro e outra em vídeo, com as ilustrações do livro digital, o áudio da narração e tradução em libras.

O projeto Livro digital e audiolivro: Histórias Especiais – Volume II é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 007/2021, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -