O curso de Produção Audiovisual da Univali vem se destacando em festivais de cinema, a exemplo do FAM (Festival do Audiovisual do Mercosul), ocorrido recentemente (de 22 a 28/9), em Florianópolis.

Alunos do curso foram premiados em quatro categorias neste que é considerado o maior e mais antigo festival de Santa Catarina.
Três premiados no FAM
Segundo o professor Ms. Pedro Bughay Aceti, o primeiro prêmio foi através da oficina/mostra intitulada de “Rally Universitário”, em que o aluno Guilherme Klabunde fez parte da equipe 01 e foi contemplado como melhor filme da oficina.
Outro prêmio veio através da Mostra Catarinense, que reúne os melhores filmes produzidos no Estado de Santa Catarina e competindo com profissionais do mercado audiovisual catarinense.
Nesta mostra, o filme da egressa do curso, Gabriely Kaiser, “Sonido”, orientada pelo professor Dr. André Vailati foi o vencedor do prêmio de ‘Melhor Curta Catarinense’ e “Artistas Invisíveis”, de Nadjara Cardoso, orientada pelo professor Pedro Bughay, recebeu os prêmios de ‘Melhor curta Catarinense’, pelo júri popular, e ‘Melhor curta catarinense’ pela imprensa avaliadora.
Esses dois filmes foram produzidos na disciplina de Trabalho de Iniciação Científica (TIC), exibidos no Festival Universitário Tainha Dourada, da Univali, e foram exibidos no FAM.
Mais prêmios
Outro TIC que ganha as telas de festivais nacionais é o curta “Caça-palavras”, de Romy Huber, orientada também pelo professor Pedro, selecionado para a oitava edição do festival “Ó o doc aí – Mostra Nacional de Documentários”.
Outro filme que irá ganhar as telonas será “As faces de Ali”, de Diana Griebeler, orientada pelo professor Dr. André Vailati, produzido neste ano de 2022 para a disciplina de Projeto Experimental em Produção Audiovisual (PEPA) – novo TIC – e exibido para o Festival Universitário Tainha Dourada em que recebeu os prêmios de Melhor Direção, Atriz e Ficção. Agora, foi o vencedor na categoria de Melhor Diretora Mulher no festival indiano “Sittannavasal International Film Festival 2022”.