Durante a segunda reunião do Comitê Consultivo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), realizada no campus da Univali em Itajaí, no último dia 23, 11 empresas que se destacaram em alguma das oito categorias elencadas pelo núcleo operacional do programa, vinculado à Escola de Negócios da Universidade, foram homenageadas.
Elas foram atendidas pelo convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), firmado para auxiliar gratuitamente empresas que desejam exportar.
A advogada Giselda Cherem, coordenadora do Programa, disse que no encontro foi apresentado o resultado deste primeiro ano de trabalho.
“Atendemos 110 empresas dos mais variados tamanhos e setores, de 29 cidades catarinenses e mais 10 cidades entre o sul e o sudeste do país (Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo)”, disse.
Atualmente, segundo a coordenadora, 12% das empresas estão exportando precocemente e 23 empresas estão participando de feiras rodadas e missões organizadas pela Apex Brasil em 2022.
“Para atingir esse objetivo tem muita energia envolvida, porque realizamos 34 reuniões com parceiros, assinamos 7 convênios de cooperação técnica, realizamos 15 palestras, 12 treinamentos com empresários, 10 visitas técnicas e 21 qualificações de equipe”, destacou.
Meta é atender 225 empresas
“O segundo ciclo de atendimento do Programa iniciou em outubro de 2021. A nossa meta é atender 225 empresas no período de dois anos e qualificá-las para que possam exportar de forma segura e planejada. O processo de incubação qualifica, em média, 54 empresas a cada semestre. As 11 empresas homenageadas este mês, foram atendidas entre janeiro e julho deste ano”, afirmou.
Giselda disse que o encontro serviu para definir ações para 2023.
“Estamos na metade do convênio entre Apex Brasil e Univali e a reunião do comitê consultivo é estratégica, porque a Univali tem oportunidade de prestar de contas a todos os stakeholders que tiveram interface com o Peiex da região das ações realizadas, mas principalmente para definir ações para 2023”, afirmou.
Participaram da reunião o delegado da Receita Federal, o representante dos Correios e do BB em nível federal, a Fiesc e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SC, cinco secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e oito representantes de secretarias municipais da região norte e mais 14 associações empresariais.
“Acreditamos que o Peiex executado pelo nosso núcleo é o resultado de um casamento perfeito entre a Univali e a Apex Brasil para alcançar resultados qualitativos e impactos sociais para nossa comunidade”, concluiu Giselda.
As empresas que se destacaram no Peiex 2022/1:
- Participação em treinamentos: Print Bag Embalagens
- Participação em missão internacional: Jatek
- Empreendedorismo e inovação: Cheap2ship e Emulsicare
- Participação em rodada de negócios internacionais: Destilaria Rech e Aguardente Bockorny
- Sustentabilidade: Via Pax Bio
- Empreendedorismo feminino: Cheiro Brasil
- Conclusão de metas pós-Peiex: Gaia Pole
- Exportação: Cutelaria Rincão e Só berços
Das 11 homenageadas, 8 compareceram ao encontro. São elas:
- Só Berços – Móveis – Rio Negrinho/SC
- Rincão Cutelaria – Utensílios Domésticos – Navegantes/SC
- PrintBag – Embalagens – Camboriú/SC
- Emulsicare – Cosméticos – Itajaí/SC
- Cheap2Ship – Sistemas Software – Itajaí/SC
- Bockorny – Cachaçaria – Ivoti/RS
- ViapaxBio – Alimentos – Joinville/SC
- Cheiro Brasil – Cosméticos – Balneário Camboriú/SC