- Publicidade -
- Publicidade -
19.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Com coleta de tampinhas, alunos de Camboriú ajudam a causa da proteção animal

Na terça-feira (8) aconteceu na Barra Sul de Balneário Camboriú um passeio dos alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Ivone Teresinha Garcia, do Bairro Santa Regina, em Camboriú, que mais contribuíram com um projeto de apoio à proteção animal. 

(Divulgação)

A ação é desenvolvida desde 2019 pela professora de Educação Física, Ruth Mary Rutes, e é focada em arrecadar tampinhas plásticas, que são encaminhadas para protetores de animais abandonados.

Segundo a professora responsável, mais de 600 alunos do Ensino Fundamental I participam do projeto. 

“O projeto consiste na entrega de tampinhas plásticas para a escola durante todo o ano letivo. Essas tampinhas são armazenadas e, ao término do ano, são entregues para instituições que visam a proteção animal. A entidade que recebe as tampinhas faz a venda para a reciclagem, presta conta para a escola do montante e o destina para seus gastos em prol dos animais”, diz.

Alunos participam com entusiasmo

(Divulgação)

Ruth é atuante na causa animal há muitos anos e conseguiu levar isso para os seus alunos, através do projeto que se enquadra na competência nº 10 da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é responsabilidade e cidadania. 

“O aluno percebe a importância da reciclagem do material plástico através de algo tão comum em seu dia a dia, que é uma tampinha. Por ser um material tão comum e tão fácil de se apropriar, sente-se importante, inserindo-se com entusiasmo no projeto. Juntamente com a conscientização da reciclagem, também apropria-se e se solidariza com um grande problema não só de seu bairro, como de toda cidade, que é o abandono de animais, visto que o resultado do trabalho irá beneficiar os mesmos”, conta.

Pais e vizinhos também ajudam: “Cada tampinha faz a diferença!”

A professora salienta que nota ao longo do trabalho um grande envolvimento de toda a família do aluno, e que isto se torna ‘muito importante’. 

“Ouve-se relatos dos alunos pedindo ajuda aos pais, aos vizinhos, para a coleta de tampinhas. Ouve-se também muitos relatos onde os pais, em seus respectivos trabalhos, tratam de também conseguir as tampinhas. Enfatiza-se aqui a imensa importância do trabalho coletivo: cada tampinha faz a diferença!”, acrescenta.

80 alunos premiados com passeio: tampinhas serão doadas dia 16

Segundo Ruth, a premiação se dá ao final do ano com um passeio escolar, como aconteceu na manhã e tarde da última terça (8), quando os alunos foram com a professora até a Barra Sul de Balneário. 

“Este ano, através de determinados critérios, foram premiados os alunos que mais se destacaram no envolvimento do projeto. No total, participaram de um animado passeio 80 alunos. Pode-se afirmar que os alunos já possuem uma grande identificação com o projeto. Foi algo que já se tornou cultural na escola. Há uma grande motivação, um grande engajamento. Uma quantidade grande de tampinhas foram coletadas e no dia 16 de novembro acontecerá a entrega do material para uma entidade que luta em defesa dos animais abandonados. Temos a confiança de que estamos com este projeto trabalhando a responsabilidade e a cidadania, através de uma maneira simples, prazerosa e coletiva”, completa a professora.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -