- Publicidade -
- Publicidade -
18.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia Internacional da Superdotação: Balneário Camboriú tem  86 alunos matriculados no Polo de Altas Habilidades

Nesta quinta-feira (10) quando comemora-se o Dia Internacional da Superdotação, Balneário Camboriú celebra o sucesso do Polo de Altas Habilidades/Superdotação, que atende 86 alunos. 

A unidade pertence à Secretaria de Educação e é coordenada pelo Departamento de Educação Especial, que no contraturno escolar trabalha o potencial de cada aluno, num ambiente preparado para isso. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação. 

- Publicidade -
Arquivo/PMBC

Pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (isolada ou combinada): intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse.

O objetivo do Polo de Altas Habilidades/Superdotação é atender alunos com avaliação pedagógica, identificando e ajudando na complementação/suplementação da aprendizagem. 

A Secretaria de Educação, através de especialistas, faz o acompanhamento com os docentes nas escolas, a fim de que alunos com essas características sejam diagnosticados e recebam atendimento pedagógico adequado no Polo. 

Segundo o Censo Escolar 2020 existem 24.424 estudantes com o perfil de alta habilidade ou superdotação matriculados na educação especial no Brasil. Levando em consideração os dados de Balneário Camboriú, existem 18.846 estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Médio regular do município. Unindo este dado com o levantamento da OMS, a cidade tem em média 900 alunos com alta habilidade ou superdotação. 

Apesar do número ser apenas uma estimativa, ele demonstra a dificuldade de identificação destas crianças e adolescentes. “Os alunos com esse diferencial estão invisíveis pelas escolas e é importante chegar até eles. São futuros artistas, cientistas, engenheiros, dentre outros que vieram para somar ao mundo com seu conhecimento, independente da área de destaque”, diz a coordenadora do Departamento de Educação Especial, Kelly Trentin.

O Polo Municipal de Altas Habilidades/Superdotação tem sede localizada na Rua Brusque, no Bairro dos Municípios, entre a Quinta e Sexta Avenida. O Polo atende das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, pelo número (47) 3267-7088 ou pelo e-mail [email protected].

Texto: Alexandra Gonzalez Santos

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -