- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Educação cria ônibus ‘Levando Conhecimento Até Você’, que será lançado em breve 

“Ao invés de darmos baixa nele, demos vida”, disse o secretário Marcelo Achutti, sobre o veículo totalmente reformado

O ônibus ‘Levando Conhecimento Até Você’, que foi totalmente reformado pela equipe da Secretaria da Educação de Balneário Camboriú, começará a  rodar em breve, com o objetivo de discutir temas educacionais e também de saúde mental com a comunidade.

O secretário de Educação de Balneário Camboriú, Marcelo Achutti, disse ao Página 3 que a ideia do ônibus surgiu através da gestão do Polo de Altas Habilidades da cidade, que apresentou um projeto para levar o tema saúde mental nas escolas da cidade, para atender alunos de forma mais rápida – com auxílio dos professores, de forma mais lúdica, em um ambiente criado pensando nas crianças e adolescentes.

Secretário Achutti: “Nos próximos dias vamos entregar a novidade à comunidade” (Foto Renata Rutes)

“Eu propus que o projeto fosse feito dentro de um ônibus, e começou há praticamente seis meses a ser desenvolvido. É um projeto que levará atendimento psicológico para as escolas e também capacitações. Esse ônibus vai estar parado em todas as nossas unidades, em praças públicas, em eventos também, como o Prefeitura mais perto de Você.  Quando você entra, se surpreende ao ver a estrutura que montamos dentro de um ônibus”, explica. 

Achutti disse que o projeto é diferenciado exatamente por ser dentro de um ônibus, reutilizando um veículo que não estava sendo usado pela frota da Educação e reformado diretamente pela equipe de servidores da secretaria. 

“Eu sempre digo que a minha passagem aqui na Secretaria, de um ano e dois meses, foi uma passagem de algumas realizações, e dentro delas, uma é essa. Nos próximos dias nós vamos entregar para a comunidade de Balneário Camboriú, já será colocado em prática. Sabemos que quando esse ônibus passar pela rua, as pessoas vão perguntar o que é isso, porque tem uma plotagem diferente, o ônibus por dentro é totalmente diferente, todo moldado, não só para atendimento psicológico, mas também para realmente levar o conhecimento até perto de você”, acrescenta.

- Publicidade -

O ônibus poderá ser utilizado também por outras secretarias, como Saúde e Cultura, como exemplifica o secretário – para capacitações sobre assuntos como Dengue ou ainda apresentações culturais.

(Foto Renata Rutes)

“Vai ter uma equipe trabalhando, um motorista exclusivo, um calendário de agendas, mas vai ser um ônibus que vai ter um dinamismo – tem mesas, televisão, ar-condicionado, internet – todo o conforto de um ‘mini auditório’. Era um ônibus que não tinha mais condições de fazer o transporte dos nossos alunos, porque nós terceirizamos a nossa rota, e ele foi reformado pensando no projeto – ao invés de nós darmos baixa nele, demos vida! Fizemos o ‘Levando Conhecimento Até Você’, assim como há o ‘Conta para Mim’, com contações de histórias dentro de um ônibus”, explica.

O secretário citou que o projeto foi um desafio, mas que foi abraçado pela equipe da Educação e que agora é realidade.

“Foi um projeto desafiador, porque a nossa marcenaria não tem objetivo de fazer uma estrutura dentro de um ônibus, mas conseguimos adaptar toda a estrutura que precisávamos pensando nos futuros atendimentos, para conseguirmos levar o conhecimento para dentro do ônibus. Não mostramos o ônibus ainda porque queremos de fato colocar ele na rua para que as pessoas possam conhecer, ainda em março. Os atendimentos, nas escolas, devem começar em abril, seguindo um calendário, mas também circulará pela cidade, em algumas ocasiões. O objetivo é realmente levar o conhecimento até os moradores, acredito que vai impactar de forma muito positiva”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -