- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Educação de Balneário Camboriú zerou fila de crianças de zero a três anos que aguardavam vaga em creches

Mais de duas mil convocações foram realizadas neste ano

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú zerou a fila de crianças de zero a três anos que aguardavam no Fila Única por uma vaga na educação infantil da rede municipal de ensino para as séries berçário I e II e maternal I e II, tanto para as vagas parciais como integrais. 

Em janeiro/2024 reabrem as matrículas para os novos alunos (a fila zerada foi de crianças que já estavam na lista de espera).

Segundo o secretário de Educação da cidade, Marcelo Achutti, atualmente não há nenhuma criança aguardando na fila do Fila Única – todo o calendário 2023 foi zerado, ao total neste ano foram realizadas 2096 convocações. 

- Publicidade -

“Não tem mais ninguém esperando por vaga. Primeiro de tudo, acabamos com a questão da vaga parcial, todo mundo tem direito independente da classe social, também construí com o Ministério Público para que as vagas integrais fossem ocupadas por crianças que os pais ou responsáveis realmente precisam trabalhar o dia inteiro fora de casa. Com esse diagnóstico foi possível zerar fila, também com a questão de atender somente crianças que moram em Balneário Camboriú”, diz. 

Achutti disse que havia pessoas na fila que nem se mudaram para Balneário ou então que já foram embora da cidade. Também havia muitas matrículas com CPFs diferentes (agora só faz a matrícula com o CPF da criança). 

“Outra mudança é que agora não pode mais escolher o Núcleo de Educação Infantil (tanto creches da rede municipal como da rede privada, onde a prefeitura compra vaga) que o seu filho vai estudar, podemos oferecer matrícula em creches que correspondem a até 5km do local onde você mora, lembrando que temos transporte gratuito hoje na cidade. Tudo isso construímos junto ao Ministério Público”, acrescenta.

O secretário aponta que para todas as crianças inscritas, que se encaixavam com as exigências da secretaria, foram ofertadas vagas. 

“Não teve uma única criança desassistida. Estou muito feliz mesmo, porque criamos um edital para atender as crianças que realmente precisavam e atendemos a totalidade, conforme diz a lei”, completa.

Novas matrículas 

O cadastro para novos interessados nas creches, retorna dia 8 de janeiro. É necessário levar comprovante de residência atualizado com o nome dos pais ou outros responsáveis legais pela criança, certidão de nascimento e CPF da criança, e documento oficial do responsável com foto.

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Educação fica na Rua Camboriú, n° 100, esquina com a Quinta Avenida, no Bairro dos Municípios, com atendimento das 8h às 18h.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -