No Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá e no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Odácia Tereza, no Bairro da Barra, estão acontecendo eleições para gestores, nesta sexta-feira (22).
Em dois Núcleos Infantis (NEIs), Recanto dos Passarinhos e Santa Inês as candidaturas foram indeferidas e os gestores serão indicados, no NEI Santa Clara e no CEAC (Projeto Oficinas) não teve candidatos e nos demais núcleos e escolas, da rede municipal só houve um/uma candidato(a), que serão aclamados.
O vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Balneário Camboriú, Eduardo Zanatta, foi quem informou ao jornal sobre a eleição das escolas. A prefeitura não emitiu nenhuma nota para a imprensa sobre isso.
“Fui nas duas escolas onde estão acontecendo eleições pela manhã e nas outras haverá aclamação com candidatos únicos. Em uma não teve candidatura e outra os candidatos foram indeferidos, onde aí os gestores vão ser indicados”, disse.
Zanatta disse que acompanhou na terça-feira (19) a apresentação dos planos de gestão, e que na quarta (20) foi feriado e a eleição já aconteceu nesta sexta (22).
“A gestão democrática nas escolas não foi só luta do meu mandato, mas da comissão de Educação da Câmara. Protocolamos pedido de informação sobre e oficiamos o prefeito, e está se concretizando. Fiquei muito feliz com a participação principalmente no NEI Odácia, onde os pais têm que levar as crianças e aí já votaram, diferente do Ariribá, onde vi poucos pais votando, apenas professores e colaboradores em peso. A responsabilidade deveria ser da prefeitura, que deveria ter feito processo desde 2017 e está fazendo só no último semestre de governo”, acrescentou.
Mesmo assim, o vereador salienta que ‘estar acontecendo’ o processo democrático, mesmo que na maioria das escolas e creches só tenha ocorrido uma única candidatura, é um avanço e quem ganha é a comunidade escolar de Balneário Camboriú.