- Publicidade -
- Publicidade -
31 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Espetáculo ‘O Olho D´Água’ será apresentado para estudantes da rede pública no IFC Camboriú

A partir desta terça-feira (17), o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebe a peça teatral infantil “O Olho D’Água”, para crianças da rede pública de ensino de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí.

O objetivo do espetáculo, que segue até sábado (21), é sensibilizar e conscientizar as crianças sobre a importância da água para o ser humano e para o planeta.

Nos dias 17 a 20, a peça será apresentada apenas para crianças da rede pública de ensino de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí.

- Publicidade -

No dia 21 (sábado), terão duas sessões abertas ao público (primeira sessão: 11h e segunda: 15h) e também à comunidade surda. A peça conta com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sobre O Olho D’Água

A montagem do espetáculo é uma realização da Companhia Pé no Palco em parceria com a associação Palco Escola Ações em Valores Humanos, e conta com texto e direção de Fátima Ortiz, composição musical de Rosy Greca, cenário e figurinos de Ricardo Alberti e Carmen Rodriguez. O elenco é formado pelos atores: Alini Maria, ErtaAle, Giselle Lima, Julyana Spriscigo, Pedro Bonacin e Saulo Soull.

Para a diretora Fátima Ortiz, manter a criança familiarizada com a cultura, arte e o teatro é fundamental. 

“A criança cria o faz de conta e brinca de fazer teatro desde muito pequena. Por isso, quando ela assiste a uma peça, se envolve muito rapidamente… É importante que o que ela veja no palco seja mágico, fantástico e também com uma dose de elementos da sua realidade… Esse equilíbrio promove sentimentos e sensações que podem transformar e enriquecer o mundo sensível da criança”, explica e completa: “o teatro refina o processo de educação do mundo sensível”.

A peça é sobre uma troupe de artistas viajantes onde personagens de tempos e lugares diferentes procuram o primeiro olho d’água que se escondeu no planeta, para plantar na sua nascente, as flores que farão a água brotar ali, para sempre. 

Os personagens são a menina, brisa, princesa, sapo, menestrel, tintureira e um mágico que conduzem a história e levam até uma terra encantada. No caminho emoções, sonhos, encontros e desafios.

A peça busca sensibilizar e conscientizar a criança sobre os riscos de a água não ser tão abundante quanto parece e sobre a importância da água como elemento fundamental da vida.

“É uma viagem alegre em busca da nascente escondida em um lugar mágico. A história, a música, as danças convidam a criança a estar junto na busca. O amor à família, aos amigos e a natureza são despertados”, analisa a produtora Giselle Lima.

Na trajetória que leva as crianças até o Olho D’Água, são trazidas várias experiências de cuidados com a natureza: sobre o lixo que polui os rios e as cidades e a importância dos cuidados com os descartes poluentes, a coleta seletiva e a reciclagem. 

“Mais do que tudo o que vale é passar ideias e reflexões sobre o que nos acontece quando temos um desafio e como é legal resolver criativamente os problemas que surgem”, completa Giselle.

- Publicidade -

Este projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio, através do incentivo fiscal, das empresas Itambé e Servopa.

Elenco:
Menina e olho d’água: Alini Maria
Pai, mágico e rei: Pedro Bonacin
Mãe, tintureira e rainha: Julyana Spriscigo
Amiga, princesa e brisa: Giselle Lima
Amigo e sapo: ErtaAle
Menestrel: Saulo Soull

Ficha técnica:
Texto e Direção: Fátima Ortiz
Composição e Direção Musical: Rosy Greca
Cenário: Ricardo Alberti
Figurino e Bonecos: Carmen Rodriguez
Adereços: Carmen Rodriguez, Ricardo Alberti e Tania Santos
Iluminação e operação de luz: Márcio Junior
Operador de Som: Junior Ventura
Vozes Sábio, Princesa e Sapo: Enéas Lour, Zime Bagana e Douglas Sartori
Coreográficas: Elenco com supervisão de Juliana Ribeiro
Cenotécnico: Fabiano Hoffmann
Designer Gráfico: Luana Chemin
Registro de Imagem (fotos e vídeos): Eli Firmeza
Assessoria de Comunicação: Sandra Solda
Produção Executiva: Tania Santos
Direção de Produção: Giselle Lima

Serviço:
Espetáculo O Olho D’Água
Quando: De 17 a 21 de outubro de 2023
Onde: Auditório do IFC – Instituto Federal Catarinense (Campus Camboriú) – End.: Rua Joaquim Garcia, s/n – Centro, Camboriú – SC, CEP: 88.340-055
Dias e Horários:
17/10 (terça-feira) – 2 sessões (10h – manhã e 14h – tarde)
18/10 (quarta-feira) – 2 sessões (10h – manhã e 14h – tarde)
19/10 (quinta-feira) – 2 sessões (10h – manhã e 14h – tarde)*Apresentações acessível em Libras.
20/10 (sexta-feira) – 2 sessões (10h – manhã e 14h – tarde)
*Apresentações fechadas para escolas da rede pública de ensino de Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí.

21/10 (sábado) – 2 sessões às 11h e 15h (apresentação gratuita aberta a comunidade em geral interessada e a comunidade surda)*

*OBS.: Dias: 19/10 (quinta-feira) às 10h e às 14h e 21/10 (sábado) às 11h e às 15h – apresentações com acessibilidade em Libras.

(Divulgação)
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -