Mais de 15 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Balneário Camboriú entram em férias nesta sexta-feira (10). O ano letivo de 2022 começará no dia 7 de fevereiro.
Para marcar o encerramento do ano letivo, as escolas de Ensino Fundamental realizaram durante a semana atividades diferentes, como passeios, jogos, piqueniques.
Os Núcleos de Educação Infantil encerram suas atividades com entrega dos pareceres descritivos do segundo semestre, para pais ou responsáveis; além de cumprir programação especial que inclui confraternizações internas; festas à fantasia; passeios na praia e zoológico, entre outros.
As secretarias escolares seguem funcionando e atendendo até a próxima terça-feira (14).
Depois das festas de final de ano, a Secretaria da Educação reabre para atendimento no dia 3 de janeiro. A Secretaria da Educação atenderá das 8h às 14h durante o recesso escolar.
A reportagem do Página 3 conversou com a secretária da Educação, Marilene Rosana Severino Cardoso que falou sobre o ano que passou e os novos projetos para 2022. Acompanhe:
.
“2021, um ano que ficará marcado em nossas vidas com várias lições de superação”

JP3 – Desde que começou a pandemia, quantos dias sem aula presencial?
Marilene – As aulas presenciais foram interrompidas somente em 2020, de março a dezembro, em virtude do decreto de suspensão do governo do Estado. No ano de 2021 as aulas ocorreram de modo híbrido e escalonado, garantindo assim o direito de aprendizagem dos alunos.
JP3 – Como transcorreu o ensino remoto, novidade para alunos, para professores, para todos os envolvidos?
Marilene – A fim de manter a interação entre a comunidade escolar, durante a suspensão transitória das vivências e experiências nos núcleos de Educação Infantil, as equipes gestoras dos mesmos, criaram e otimizaram o uso de grupos no whatsapp para cada turma da unidade. Os respectivos grupos foram compostos pelas equipes gestoras, professores e responsáveis pelas crianças, objetivando a comunicação e o compartilhar das informações e proposições de atividades a serem vivenciadas em conjunto com a família. Importante ressaltar que estas proposições não remontam ao ensino a distância, como ocorre no Ensino Fundamental.
No Ensino Fundamental, as aulas ocorreram de forma remota em 2020, principalmente por meio da plataforma Google Classroom a partir do mês de abril, havendo também um suporte aos alunos por meio do Whatsapp. Já no ano de 2021, a plataforma Google Classroom foi usada para a criação de um polo de ensino, no qual os alunos totalmente remotos puderam realizar atividades, assistir a lives dos professores e fazer avaliações.
JP3 – Como foi e quando voltaram as aulas presenciais?
Marilene – As aulas presenciais voltaram em 2021, de modo escalonado, no dia 18 de fevereiro. Com a revisão das normas de distanciamento e biossegurança a partir de decreto estadual, as aulas voltaram ao modelo sem escalonamento, ou seja, com a presença de todos os alunos em sala. Com isso, em 19 de julho, se dá um encerramento do período de escalonamento para os alunos e em 27 de julho, voltam a frequentar a escola normalmente todos os alunos cujas famílias optaram pelo retorno presencial.
JP3 – Como está a evasão escolar por causa da pandemia, uma realidade que assombra as escolas brasileiras?
Marilene – A constante realização de APOIA e Busca Ativa pelas unidades escolares mantém o índice de evasão escolar em um nível baixo: 1,3% do total. Esta porcentagem refere-se a 145 alunos de um total de 11.024, sendo 63 nos anos iniciais e 82 nos anos finais, diversas ações planejadas têm contribuído no retorno às aulas.
JP3 – A Secretaria da Educação prepara todos os anos os polos de férias, uma oportunidade para pais que trabalham foram deixar seus filhos. Quando iniciam e quantas crianças atenderão?
Marilene – Iniciam em 3 de janeiro/2022, em escolas particulares, com capacidade para atender mil crianças, cujas famílias justificaram a necessidade. A inscrição ocorreu no mês de outubro/2021.
JP3 – Alguma novidade para o próximo ano letivo?
Marilene – No ano de 2022 iniciarão os projetos:
- Salas Maker, no qual os laboratórios de informática serão convertidos em espaços para o desenvolvimento da criatividade e empreendedorismo dos alunos;
- Projeto Inteligência Emocional, no qual os alunos serão capacitados a terem atitudes e condutas de respeito em todas as relações que permeiam o cotidiano da comunidade escolar;
- Projeto Inteligência Artificial, no qual são utilizados equipamentos de tecnologia avançada para identificar as emoções e comportamentos dos alunos que sinalizam possíveis necessidades de acompanhamento orientacional;
- Projeto Cultura Oceânica, no qual são promovidos os cuidados e a preservação do oceano a fim de conscientizar os alunos para uma cultura de desenvolvimento sustentável, uma forma de estreitar o distanciamento entre o mar que temos e o mar que queremos ter.
JP3 – Neste ano várias escolas receberam reformas e melhorias. Como está a situação do CIEP Rodezindo Pavan, na Vila Real?
Marilene – Será uma nova estrutura, sendo uma Escola Modelo que será construída no local onde hoje é o CIEP.
JP3 – Qual é o número de professores da rede municipal hoje?
Marilene – Eles totalizam 1770, sendo 178 especialistas (orientadores, supervisores e administradores escolares) e 1592 professores na educação infantil e ensino fundamental.
JP3 – Qual a sua opinião sobre o ano letivo que acabou e perspectivas para 2022?
Marilene – O ano letivo de 2021, foi um ano desafiador, vários obstáculos foram superados, as aulas retornando em meio a uma pandemia. Devido o esforço do prefeito Fabrício, da Secretaria de Saúde, do envolvimento dos servidores da educação e das famílias dos nossos alunos, conseguimos vencer essa etapa juntos. O sentimento é de que tudo valeu a pena. Ver o brilho nos olhos dos nossos alunos é o melhor presente para encerrar 2021, um ano que ficará marcado em nossas vidas com várias lições de superação!”
Para o próximo ano, seguiremos respeitando todas as portarias e protocolos de biossegurança, focando na área pedagógica e nos novos projetos.