- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Evento celebra 20 anos do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho da Univali

Cerimônia aconteceu nesta quarta, 20, no campus Itajaí

Os 20 anos do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foram celebrados oficialmente nesta quarta (20). A cerimônia reuniu membros da comunidade acadêmica e foi realizada no campus Itajaí, no auditório do bloco E1.

O coordenador do PPGSGT, professor Rodrigo Massaroli, disse que ser um programa voltado à saúde da família tem sido um dos grandes diferenciais do curso, ao longo destas duas décadas. 

Além de promover discussões sobre as práticas profissionais, a formação estimula a produção de novos conhecimentos, reflexão e intervenção sobre o que está acontecendo nos serviços de saúde.

“Além disso, o fato de ser um curso interdisciplinar permite incorporar um número cada vez maior de profissões da saúde e de algumas áreas que podem contribuir com a melhoria destes serviços. Essa característica está presente na estrutura do Programa, nas disciplinas ofertadas, na qualificação e formação dos nossos professores e pesquisadores, assim como na vivência da sala de aula”, lembrou Massaroli.

- Publicidade -

O reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, afirmou que ao longo das últimas décadas a temática saúde da família tem sido foco de atenção seja na assistência, no ensino ou na pesquisa e que, por meio deste curso, a Univali contribui direta e positivamente na qualidade dos quadros funcionais dos serviços de saúde pública.

“Este programa nos proporciona a alegria de cumprir a nossa missão institucional propondo soluções para a qualificação dos serviços em saúde. A maior grandeza de celebrar as duas décadas de implantação deste Programa está no quanto ele transformou a vida de cada pessoa que por aqui passou e no tanto de valor que cada um levou adiante ao exercer a sua profissão.”, observou Cechinel.

Sobre o curso

Desde 2003, o Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho habilita gestores e profissionais para atuar na discussão, intervenção e construção de políticas e ações relativas ao processo de trabalho em saúde. De lá para cá, já formou mais de 360 profissionais.

O PPGSGT possui nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Além disso, 100% do corpo docente do curso possui nível de doutorado.

O curso oferece formação integral, multidisciplinar e estimula cada aluno, com seu talento pessoal, a contribuir para a melhoria da sociedade. Promove a instrumentalização, a experimentação e a pesquisa de novas tecnologias que ampliam a relação entre profissionais e pacientes, qualificando o atendimento prestado no Sistema Único de Saúde – SUS.

A formação possui linhas de pesquisa nas áreas de “Saúde da Família na perspectiva interdisciplinar” e “Educação na Saúde e Gestão do Trabalho na perspectiva interdisciplinar”. Atualmente, conta com cinco grupos de pesquisa:  Práxis, que analisa a produção interdisciplinar de conhecimento e tecnologias na perspectiva crítico-social, o Secs – Saúde, Espaço, Cultura e Sociedade, o Gepec – Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais, o Gevas – Grupo de Estudos de Vigilância e Atenção à Saúde e o Guess – Epidemiologia, Saúde e Sociedade.

Para saber mais sobre o curso acesse univali.br/pos.

Fonte: Assessoria Comunicação/Univali

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -