- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Faculdade Uniavan passa por mudanças na presidência e reitoria, após briga por comando

Há algum tempo o Centro Universitário Avantis (Uniavan) passa por rixas internas pelo comando da instituição. Desde que o sócio-fundador da então Faculdade Avantis, Artenir Werner, faleceu aos 80 anos, em dezembro de 2020, mudanças vêm ocorrendo internamente. Na última semana, o sócio Mohamad Abou Wadi deixou a presidência, e na noite de segunda-feira (14), após várias confirmações de que não haveria mudança no cargo, o jornalista André Gobbo deixou a reitoria.

Moha destituído da presidência e Gobbo anunciando saída (Divulgação/Uniavan)

Mudanças de cargos não são de hoje

A disputa pelo comando da Uniavan já foi pauta de diversas matérias na imprensa regional. Em junho do ano passado, a então reitora, Isabel Regina Depiné Poffo, mais conhecida como Bella, deixou o cargo que ocupava desde 2019. Ela foi avisada sobre a exoneração através de uma carta enviada por e-mail pelo então presidente, Mohamad Abou Wadi.

Poucos dias depois, assumiu a reitoria o jornalista e professor André Gobbo, que na ocasião disse ao Página 3 que o convite havia sido feito por Mohamad e era uma ‘surpresa’. Gobbo possui uma trajetória de 19 anos na instituição. 

- Publicidade -

Em 2021, diversas denúncias vieram à tona, de funcionários que alegavam que Mohamad estaria tentando afastar a família Werner e que estaria fazendo escolhas sobre a Uniavan por ‘conta própria’. Porém, seu vice na instituição, desde o falecimento de Artenir Werner, era o filho e herdeiro do sócio-fundador, Arnoldo Werner Neto.

Mohamad deixou o cargo, lembrando que Artenir havia feito um acordo de acionistas garantindo que ele ficaria como presidente após seu falecimento.

Na semana passada, Mohamad foi destituído da presidência depois de uma decisão judicial e reunião do Conselho Administrativo da Uniavan. 

Com a saída dele, quem assumiu como presidente foi o então vice, Arnoldo Werner Neto. 

Mohamad postou um texto em suas redes sociais, onde lembrou seu início na então Avantis, quando a instituição ainda não tinha o nível que possui hoje, mas afirmando que ‘o sonho começou a virar pesadelo’ quando seu ‘querido amigo e sócio’, Artenir Werner, faleceu.

Ele lembrou que ainda em vida Artenir determinou a confecção de um ‘acordo de acionistas’ que lhe manteria no cargo caso ele [Artenir] falecesse. 

“O fato, entretanto, é que após o falecimento do Sr. Artenir começou uma disputa dos demais acionistas pela cadeira da presidência da Uniavan. Essa disputa somente me faz pensar no quanto o sucesso incomoda. Nossa empresa cresceu e com ela vem a cobiça pelo poder. Penso que o melhor a fazer é lutar a boa luta e preservar o crescimento da companhia”, escreveu, citando ainda que ‘independente do que o futuro lhe reservar e de qual cadeira for ocupar’ irá agir ‘nos termos da lei’ para fiscalizar de perto a nova gestão.

- Publicidade -

Fontes confirmaram ao Página 3 que Mohamad permanece como sócio e que ‘foi destituído apenas como diretor-presidente’. 

O jornal tentou entrevista com o novo presidente desde a última semana, mas até a presente data isso não foi possível.

Mudança na reitoria surpreendeu

O que surpreendeu foi o anúncio do reitor André Gobbo na noite de segunda-feira (14) informando que está deixando o cargo, após oito meses de gestão. Por diversas vezes, representantes da instituição confirmaram ao Página 3 que Gobbo permaneceria como reitor, mesmo com a alteração na presidência.

Através de nota, o então reitor agradeceu a Mohamad pela ‘confiança em ter me confiado a reitoria da Uniavan neste momento de transição’, informando que sua ‘gestão interina’ se encerrou na segunda-feira. 

“Com a sensação de dever cumprido e alma lavada por ter combatido toda forma de corrupção! Saio limpo e leve de mais este desafio!”, escreveu.

*Reportagem atualizada às 18h de 15/02: 

A Uniavan enviou nota oficial ao Página 3 no final da tarde desta terça-feira acerca da nova composição da diretoria da instituição. Acompanhe abaixo.

Presidente e vice

Foi relembrado que no último dia 7 o então vice-presidente da empresa, Arnoldo Werner, assumiu o cargo de presidente. Arnoldo possui uma história de sucesso no ramo do varejo, tendo consolidado mais de 20 lojas do segmento têxtil. Em virtude de seu olhar aguçado para os negócios e experiência em expansão de empresas, foi convidado, à época, para integrar o time de gestão da UniAvan e ajudar a instituição a expandir nacionalmente o ensino a distância.

Em reunião do Conselho de Administração na segunda-feira (14), Flávio Balbinot foi eleito vice-presidente da instituição, por seu currículo. Ele não teria nenhuma relação com a família Werner e foi escolhido pelo Conselho. 

Flávio é graduado em Administração e tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de finanças, educação, inovação e tecnologia. Já atuou em posições estratégicas e de liderança executiva em empresas nacionais e multinacionais. 

Reitoria

Reitora Bella está de volta e foi recepcionada com flores (Divulgação/Uniavan)
Arnoldo será substituído na vice-presidência….
…pelo administrador Flávio, escolhido pelo Conselho (Divulgação/Uniavan)

Além dos dois profissionais citados, Isabel Regina Depiné Poffo, a professora Bella, foi nomeada para o cargo de reitora da instituição e retorna à função que ocupava antes de ser substituída por André Gobbo.

Isabel é graduada em Biologia e mestre em Engenharia Ambiental. Recebeu o título de Doutora Honoris Causa pelo Consejo Directivo de La Organización de Las Américas para La Excelencia Educativa e pelo Centro Universitário Avantis – UniAvan por suas contribuições ao desenvolvimento sustentável. 

Através das redes sociais, ela comemorou que reassumiu a reitoria da instituição e contou que foi recebida com ‘muito amor’, em uma foto onde aparece rodeada por flores. 

“Essas flores representam um pouco dos gestos de carinho de alunos, professores, colaboradores e amigos. Fica aqui o meu agradecimento geral a todos e cada um. Vamos em frente da para um ano de muito trabalho na nossa missão de formar cidadãos para o mundo!”, escreveu.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -