O Grupo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, fará o primeiro dos seis encontros do curso programado até junho, na segunda-feira (14).
O objetivo é abrir um espaço para discutir desde a contribuição destes povos ao país até os impactos do racismo estrutural e institucional vivenciados por estas populações.
As atividades são abertas à participação da comunidade interessada.
A coordenadora do projeto, professora Flavia Cristina Oliveira Santos, explica que a proposta inclui o desenvolvimento de atividades acadêmicas, tais como encontros, palestras, workshops e eventos culturais que estimulem o conhecimento sobre as demandas de reparação e promoção de políticas públicas que ajudem a reduzir as disparidades raciais no Brasil.
“A ideia é promover um espaço de reflexão crítica sobre as formas de discriminação vivenciadas por essas populações, com ênfase nas desigualdades sociais, jurídicas, educacionais e econômicas. Também vamos discutir e avaliar as políticas públicas direcionadas à promoção da equidade racial, à reparação histórica e aos mecanismos de justiça social.”
A docente ressalta que o grupo é voltado aos acadêmicos da Univali, mas aberto para todas as pessoas interessadas em compreender as complexas dinâmicas sociais que envolvem as comunidades afro-brasileiras e indígenas.
“Através de um enfoque interdisciplinar, buscamos analisar as relações entre as comunidades afro-brasileiras e indígenas que ainda reverberam no Brasil contemporâneo. Além disso, o nosso trabalho também se dedica ao fortalecimento das identidades afro-brasileiras e indígenas, promovendo um ambiente de inclusão, respeito e valorização da diversidade. A ideia é contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, equitativa e antirracista.”, conta.
Como participar
Todos os encontros ocorrem presencialmente, às 17h30, no Campus Balneário Camboriú (Bloco 6B, sala 105), com transmissão em tempo real, via plataforma Teams. Para participar, é necessário realizar inscrição em univali.br/eventos.
Datas e temas que serão abordados em cada encontro:
- 14 de abril:
Explanação do projeto do grupo de estudos e organização da pesquisa - 28 de abril:
Racismo Ambiental e Racismo Institucional: Perspectivas e desafios - 12 de maio:
Necropolítica - 26 de maio:
Direitos, Memória e Reparação: A luta por justiça para afrodescendentes e indígenas - 9 de junho:
A Violência de Gênero e Racismo: Desafios para as mulheres negras e indígenas - 23 de junho:
O Impacto das Denúncias de Violação de Direitos Humanos na ONU: Casos de afrodescendentes e indígenas
Fonte: Comunicação/Univali