- Publicidade -
- Publicidade -
16.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

IFC Camboriú abre inscrições para curso gratuito de Mestrado acadêmico em Educação

Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até terça-feira (9), para o processo seletivo para estudantes regulares do curso de Mestrado acadêmico em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-IFC). 

São 20 vagas, sendo cinco reservadas para ações afirmativas. De acordo com a Resolução nº 47/2022, do Conselho Superior do IFC (Consuper), os cursos de pós-graduação stricto sensu deverão estabelecer reserva de vagas para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas trans (travestis, transgêneros e não-binárias) e pessoas com deficiência.

O curso é gratuito e ofertado presencialmente no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.

- Publicidade -

Inscrições

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter diploma de curso de graduação, emitido por instituições de ensino brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Educação, ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecidos no Brasil, conforme legislação vigente.
As inscrições devem ser feitas até 9/07 (até 12h, no horário de Brasília), por meio do link: acesse aqui

Processo de seleção

O processo seletivo será composto de três etapas de caráter eliminatório e classificatório:
1) Prova escrita;
2) Análise de projeto de pesquisa;
3) Arguição, análise do currículo Lattes.

Os candidatos concorrerão às vagas da linha de pesquisa em que se inscreveram. A classificação em todas as etapas será feita por linha de pesquisa. O processo de seleção é coordenado por uma Comissão de Seleção, constituída por servidores do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação do IFC.

Linhas de pesquisa do Mestrado em Educação do IFC:

a) Processos formativos e políticas educacionais: A Linha estuda os processos formativos e políticas educacionais, tendo por base os fundamentos epistemológicos do campo educacional, nos diferentes períodos, contextos sócio-históricos e práticas sociais. Discute as políticas educacionais, consideradas como forças sociais em disputa, bem como suas interfaces com os processos formativos e com a gestão educacional. Problematiza a educação em e para os direitos humanos, envolvendo questões, temas e problemas contemporâneos em contextos formais e não formais. Investiga os processos de formação de professores e demais profissionais da educação, considerando as especificidades dos processos, seus níveis e modalidades de ensino, em espaços formais e não formais.

b) Processos educativos e inclusão: A linha Processos educativos e inclusão tem como objetos de estudo os processos educativos e as políticas de inclusão relacionados com os campos de interrogação epistemológica que problematizam a diferença, a diversidade, a desigualdade sociocultural e as formas históricas de manifestação do poder e dos contra-poderes. A educação, nesta perspectiva, é entendida como prática social comprometida com uma sociedade mais justa. Problematiza os processos que engendram a opressão e a exclusão compreendendo a sociedade como espaço de disputas de poder que geram as desigualdades. Atua na perspectiva teórico metodológica com diferentes temas do campo educacional, tais como: direitos humanos, movimentos sociais, inclusão digital e recursos tecnológicos na aprendizagem, educação especial, educação profissional e tecnológica, educação do campo, capital social e cultural, conceitos de classe, raça, etnia, povos indígenas e populações tradicionais no contexto brasileiro e latinoamericano.

Confira aqui o Edital  do processo seletivo

Dúvidas

As dúvidas referentes ao processo seletivo podem ser sanadas com a Secretaria do Programa, pelo email: [email protected]

- Publicidade -

Sobre o curso

Mestrado Acadêmico em Educação

  • Área de avaliação na CAPES: Educação.
  • Dias e períodos das aulas: O curso ocorre semanalmente de segunda a sexta-feira. As aulas das disciplinas ocorrem nos períodos matutino e vespertino.
  • Duração regular: 30 meses.
  • Escolaridade exigida: Graduação completa
  • Nota do curso: 3
  • Saiba mais em: https://ppge.ifc.edu.br/

Texto: Coordenadoria Especial de Comunicação – CECOM – Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -