- Publicidade -
- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Inovação educacional é tema de formação de professores da rede de Balneário Camboriú

Evento é uma preparação para o novo currículo de tecnologia e inovação que será implantado no Município

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Trecho na Rua 2.450 foi interditado por risco de desabamento

A BC Trânsito informou, no final da manhã desta sexta-feira (27), a necessidade de interdição pela Defesa Civil de...

Implantação do Colégio Adventista em Balneário Camboriú será discutida em audiência pública 

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realiza na quinta-feira (3), às 19h30, uma audiência pública no plenário da...

Comissão LGBTQIA+ celebra Dia do Orgulho com moção de apoio à criação da Semana da Diversidade

Neste sábado (28) é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Em Balneário Camboriú, não haverá nenhum evento ‘oficial’...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A 1ª Jornada de Formação de Professores em Inovação Educacional, que vai acontecer na próxima terça-feira (18), marca o início de um programa de formação que vai capacitar professores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú para o novo currículo de tecnologia e inovação que será implantado no Município. 

A programação, que contará com palestras sobre educação e inovação, vai acontecer no Campus Balneário Camboriú da Univali.

O evento é organizado pelo Programa de Mestrado em Computação Aplicada da Univali em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú. 

O coordenador da iniciativa, professor André Luis Alice Raabe, explica que o plano de formação de professores será apresentado aos participantes durante a Jornada.

“Esse currículo já vem sendo discutido e planejado de forma conjunta por um grupo de trabalho, que reúne professores e pesquisadores da Univali e da Secretaria de Educação. Com a sua implantação, Balneário Camboriú se tornará um dos primeiros municípios do Brasil a se adaptar à norma recente, que prevê a inclusão de conteúdos de computação no currículo escolar de todas as escolas públicas e privadas do país”, afirma.

- Continue lendo após o anúncio -

Raabe, que também coordena o Mestrado em Computação Aplicada da Univali, é um dos especialistas proponentes da Norma de Computação para a Base Curricular Comum, homologada pelo Ministério da Educação em outubro de 2022. A medida complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange a inclusão da computação na educação básica.

O docente ressalta a parceria entre a Universidade e a pasta da educação de Balneário Camboriú com o projeto Robôs Programáveis Educacionais (RoPE), desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali e, desde 2017, utilizado em escolas públicas de educação infantil de Balneário Camboriú. 

“Agora nós temos a oportunidade de estender a parceria contribuindo com este currículo e com a formação dos professores que vão executá-lo em sala de aula”, acrescenta o professor.

Palestras

A programação do evento terá a participação das autoras do livro “O Erro é Meu Amigo”, professoras Lúcia Maria Martins Giraffa e Margarete Fialho dos Santos. A obra é dedicada aos professores da educação infantil e evidencia os erros como sendo parte do processo de ensino e aprendizagem.

A Jornada tem início às 14h e ocorre integralmente no auditório da Univali campus Balneário Camboriú, localizado no bloco B7. 

O público participará das palestras “Pensamento computacional chega à escola: E eu com isso?, ministrada por Lucia Giraffa (PUC/RSe “O Pensamento computacional nos anos iniciais da educação básica”, conduzida por Margarete Fialho dos Santos (Colégio Farroupilha/Porto Alegre).

- Continue lendo após o anúncio -

Inscrições abertas

As inscrições para participar da 1ª Jornada de Formação de Professores em Inovação Educacional podem ser realizadas no site univali.br/eventos, onde também é possível conferir a programação completa. 

A inscrição antecipada não é obrigatória, mas permite ao participante obter o certificado de participação no evento.

fonte: Assessoria Comunicação/Univali

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas