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Balneário Camboriú

Matrícula para novos alunos da rede municipal de Balneário Camboriú gera reclamações

Secretaria da Educação fechou os portões às 15h desta terça-feira para atender a demanda e reabrirá nesta quarta-feira às 9h, lembrando que a capacidade de atendimento/dia é de 700 matrículas/rematrículas

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A matrícula para novos alunos na rede municipal de Balneário Camboriú iniciou nesta terça-feira (23), de forma presencial e pela primeira vez na escola Vereador Santa. O forte movimento na escola e a longa espera gerou reclamações por parte de pais e responsáveis. Uma leitora procurou o jornal para dizer que no local está ‘uma bagunça geral’.

A leitora relatou que os pais e/ou responsáveis que estão aguardando para fazer a matrícula dos alunos novos estão reclamando do longo tempo de espera e da desorganização que a matrícula presencial está gerando. Foi enviada uma foto onde aparecem muitas pessoas esperando pelo atendimento. Ela também disse que estavam solicitando suporte do secretário de Educação, Marcelo Achutti.

Portões fecharam mais cedo

Devido ao forte movimento, os portões foram fechados às 15h. para evitar que a fila continuasse crescendo sem possibilidade de atendimento. Somente na parte da manhã, foram feitas 300 matrículas.

O atendimento retorna normalmente nesta quarta-feira (24), a partir das 9h. A Secretaria da Educação adiantou que a capacidade de atendimentos é de 700 matrículas ou rematrículas por dia.

Secretário tranquilizou: são mais de sete mil novas matrículas e rematrículas que podem ser feitas até dia 10

Em reportagem publicada no domingo, Achutti explicou que a escolha pelo colégio Vereador Santa se deu para acolher melhor as pessoas, que antes precisavam ir até a Secretaria de Educação, no Bairro dos Municípios, onde sofriam com o calor ou, como nesta terça, com a chuva. 

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Ele foi questionado sobre os comentários relatados ao jornal e disse que ‘bagunça estava quando era feito na Secretaria’. 

“Hoje estão acolhidos, não estão na chuva, estão em um lugar climatizado, vão ser atendidos. É uma demanda muito grande, estamos falando em aproximadamente mais de sete mil novas matrículas e rematrículas. Imagina que se fosse na Secretaria de Educação as matrículas…estariam todos embaixo da chuva porque a gente não tem lugar para acolher”, pontuou.

O secretário lembrou que o período de matrículas segue até o dia 10 de fevereiro (as aulas iniciam em 14/02), no Centro de Educação Municipal Vereador Santa (Rua 2450, n. 420 – Centro), das 9 às 17h. 

“Tivemos que fechar os portões às 15h, para evitar que a fila continuasse crescendo, mas quem estava dentro até esse horário, será atendido hoje”, afirmou.

Mais de 4 mil rematrículas

Achutti apontou ainda que há uma alta demanda por conta dos alunos que não fizeram a rematrícula – segundo ele, mais de 4 mil.

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 “Foram todos os pais para o CEM Vereador Santa também, além dos que procuram por vagas para alunos novos”, completou.

Ele acrescentou que a matrícula é presencial, porque os pais entregam a documentação e o aluno já sai matriculado. Antes a reserva da vaga era feita online, mas depois os pais tinham que levar a documentação até a Secretaria da Educação para confirmar a matrícula.

Como fazer a matrícula

Interessados precisam residir em Balneário Camboriú e apresentar a documentação exigida até o dia 10 de fevereiro, no  Centro de Educação Municipal Vereador Santa (Rua 2450, n. 420 – Centro), das 9 às 17h. 

O pedido de vaga é válido para o Ensino Fundamental, oferecido pelos Centros de Educação Municipal, e para a Educação Infantil, desenvolvida nos Núcleos de Educação Infantil. 

No caso das vagas solicitadas para crianças de 0 a 3 anos de idade, a pré-matrícula realizada presencialmente pelo responsável legal do aluno seguirá os encaminhamentos do “Fila Única” – zerado em 2023. 

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Documentação 

a) Ensino Fundamental

Atestado de escolaridade (ano/série), conclusão ou atestado de frequência comprovando o ano escolar do aluno;

Histórico Escolar do aluno (até 30 dias);

Certidão de nascimento e CPF do aluno;

Foto 3×4 do aluno;

Declaração vacinal atualizada do aluno emitida pelo Posto de Saúde (até 90 dias);

CPF e Documento de Identidade do Responsável Legal;

Comprovante de residência (água, luz ou IPTU) atualizado (até 90 dias) do Responsável Legal;

Em caso de aluguel, contrato de locação com firma reconhecida em cartório ou declaração do proprietário do imóvel com firma reconhecida em cartório acompanhado(a) de comprovante atualizado (até 90 dias) de residência (água, luz ou IPTU);

Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude – alunos que convivem com o Responsável Legal;

Protocolo do visto de permanência – famílias estrangeiras.

b) Educação Infantil – matutino ou vespertino

CPF e documento de identidade do Responsável Legal;

Certidão de nascimento e CPF da criança;

Declaração Vacinal da criança (atualizada) emitida pelo Posto de Saúde;

Comprovante de residência (luz, água ou IPTU) atualizado (até 90 dias) do Responsável Legal;

Em caso de aluguel: contrato de locação com firma reconhecida em cartório ou declaração do proprietário com firma reconhecida em cartório acompanhado(a) de uma fatura (luz, água ou IPTU) atualizada (até 90 dias);

Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude – alunos que convivem com o Responsável Legal;

Protocolo do visto de permanência – famílias estrangeiras.

c) Educação Infantil – integral (0 a 3 anos)

CPF e documento de identidade do Responsável Legal;

Certidão de nascimento e CPF da criança;

Declaração Vacinal da criança (atualizada) emitida pelo Posto de Saúde;

Comprovante de residência (luz, água ou IPTU) atualizado (até 90 dias) do Responsável Legal;

Em caso de aluguel: contrato de locação com firma reconhecida em cartório ou declaração do proprietário com firma reconhecida em cartório acompanhado(a) de uma fatura (luz, água ou IPTU) atualizada (até 90 dias);

Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude – alunos que convivem com o Responsável Legal;

Protocolo do visto de permanência – famílias estrangeiras;

Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada dos Responsáveis Legais, com cópia do registro do contrato de trabalho vigente;

Declaração emitida pelo empregador ou pelo profissional autônomo, trabalhador informal/eventual constando horário de trabalho com firma reconhecida em cartório;

Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física completa, com recibo de entrega, dos responsáveis legais – ou declaração de isenção;

Profissionais autônomos: guia de recolhimento do INSS ou do ISS, Carteira de Trabalho e Previdência Social, cópia das páginas de identificação do trabalhador, último contrato de trabalho e página seguinte em branco, declaração informando tipo de atividade exercida, local, renda média mensal, horário de trabalho com firma reconhecida em cartório.

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