- Publicidade -
- Publicidade -
27.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Pesquisa ‘Mulheres na História’ em escolas de Balneário Camboriú: conhecimento e homenagem

Por iniciativa do professor de História, João Lenon Pereira, alunos do 9º ano, de duas escolas da rede municipal de Balneário Camboriú (CEM Tomaz Francisco Garcia, do Bairro dos Municípios e  CEM Giovânia de Almeida, no Estaleirinho) pesquisaram a vida de mulheres de diferentes áreas que fizeram história e produziram cartazes contando a trajetória de cada uma delas. O trabalho que serviu para homenagear o Dia Internacional da Mulher, está exposto em um varal para conhecimento dos demais alunos. 

“Separei 21 mulheres de vários setores do século 17 até o século 21. Os alunos foram pesquisar a biografia, elaboraram cartazes destacando o que elas realizaram. Foi muito positivo, os alunos desenvolveram muito bem a pesquisa”, disse o professor.

Ao todo 25 alunos participaram da pesquisa, que estudou nomes como Anita Garibaldi (Revolução Farroupilha); Maria da Penha (líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica); Malala Yousafzai (ativista paquistanesa – foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel); Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares (símbolo de luta contra a escravidão no Brasil); o Mães de Maio (movimento argentino de mães que tiveram seus filhos assassinados ou desaparecidos durante o terrorismo de Estado da ditadura militar, que governou o país entre 1976 e 1983), entre outras.

- Publicidade -

O professor disse que estimulou a pesquisa, aproveitando a data, para falar sobre o que estas mulheres representaram na história.

“O objetivo da atividade é lembrar do protagonismo feminino, visto que muitas vezes, as mulheres foram e são silenciadas pela história oficial. Através dos cartazes com biografias, é possível identificar diversas mulheres que contribuíram significativamente para a construção de um mundo mais justo e igualitário”, afirmou João.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -