O Polo de Altas Habilidades/Superdotação, coordenado pelo Departamento de Educação Especial, da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, em breve terá uma nova sede. Atualmente o Polo atende 80 alunos na Rua Brusque, no Bairro dos Municípios, mas até o fim do ano se mudará para um prédio de três andares, na Rua 2.000, no Centro da cidade.
Segundo o secretário de Educação da cidade, Marcelo Achutti, a nova sede deve ser entregue em 60 dias.
Trata-se de um prédio alugado com três pavimentos, na Rua 2.000, que custará cerca de R$ 20 mil/mês ao governo municipal.
“Hoje atendemos cerca de 80, que vão sair de um lugar bem modesto para um local 5 estrelas, com salas de oficinas, de primeiro mundo. Acredito que vai ser referência para Santa Catarina. É um lugar lindo. Ainda não pegamos a chave do prédio, mas até o fim do ano vamos abrir para a comunidade. O local está bem conservado e vamos investir em mobiliário para as oficinas”, conta.
Achutti aponta que o Polo tem ‘importância fundamental’ e que Balneário já é referência nesse assunto. Com a sede maior, o objetivo é que mais alunos possam ser atendidos.
Saiba mais
O Polo realiza atendimento educacional especializado e nas áreas de interesse dos estudantes, no contraturno escolar, quando esses alunos tornam-se multiplicadores dos temas abordados. Desde 2022, além de oferecer o atendimento especializado, foi adotada no Polo a metodologia de oficinas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação.
Em Santa Catarina, pelo último Censo Escolar (2018), haviam 1.013 alunos superdotados.
Pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (isolada ou combinada): intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse.
O objetivo do Polo de Altas Habilidades/Superdotação é, através de atividades remotas e presenciais com hora marcada, atender alunos com avaliação pedagógica, identificando e ajudando na complementação/suplementação da aprendizagem.
A Secretaria de Educação, através de especialistas, faz o acompanhamento com os docentes nas escolas, a fim de que alunos com essas características sejam diagnosticados e recebam atendimento pedagógico adequado no Polo.