O coordenador do curso de Farmácia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Luiz Carlos Klein Júnior, foi eleito membro do conselho consultivo da Sociedade Europeia de Pesquisa em Plantas Medicinais e Produtos Naturais (Gesellschaft für Arzneipflanzen- und Naturstoff-Forschung – GA) e coordenador da regional sul da Sociedade Brasileira de Farmacognosia.
Em julho deste ano o professor Luiz Carlos Klein Júnior foi o primeiro pesquisador brasileiro e o segundo não europeu a receber a medalha Egon-Stahl in Silver concedida pela Sociedade Europeia.
A pesquisa que lhe rendeu a premiação é focada no uso de técnicas (bio)quimiométricas no estudo de produtos naturais obtidos da flora do sul do Brasil, com potencial aplicação relacionada a doenças multifatoriais, como as neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson).
Luiz Carlos Klein Júnior também foi eleito coordenador da regional sul da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. A entidade foi criada em 1976 para agregar pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com foco no estudo de princípios ativos naturais.
O professor Luiz Carlos Klein Júnior é farmacêutico, doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade Livre de Bruxelas (Vrije Universiteit Brussel – VUB; co-tutela).
Desde 2017, é professor do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e, em 2021, assumiu a coordenação do Curso de Farmácia da Univali.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Univali)