O Programa Institucional Univida, que nasceu no ano 2000, oferecendo cursos voltados ao envelhecimento saudável, para maiores de 50 anos, comemorou 25 anos na sexta-feira (25), no Campus Professor Edison Villela (Itajaí), com a presença do reitor, professores, coordenadores, bolsistas, alunos e ex-alunos.
O Programa Institucional Univida é conhecido por englobar o curso de extensão Univida, que há anos oferece aulas sobre diversos temas da atualidade ao público idoso nos campi Professor Edison Villela (Itajaí) e Balneário Camboriú.
Em 2025, houve uma expansão das atividades, após uma parceria com o Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina (FEI/SC), que permitiu a oferta de várias turmas com cursos gratuitos para beneficiar o público idoso.
A coordenadora do Programa, professora Mayara Ana da Cunha Kersten explicou que desta parceria surgiu a versão Univida Comunidade, ofertada gratuitamente nos campi Itajaí, Balneário Camboriú e Balneário Piçarras.
“Outra novidade é a oferta do Curso de Formação de Cuidadores Familiares de Pessoas Idosas da Amfri, realizado em Itajaí, Itapema, Balneário Camboriú e Balneário Piçarras. Os dois projetos estão sendo executados com recursos do Fundo Estadual do Idoso”, disse Mayara.
O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, participou da comemoração e disse que já teve a oportunidade de ministrar algumas palestras para os alunos do Programa e que, em breve, vai ministrar uma aula sobre a importância da pesquisa científica para melhorar a qualidade de vida.
“O Univida é um programa pelo qual eu tenho muito carinho, pois acompanho o seu desenvolvimento desde 2002, quando assumi o cargo de pró-reitor na Universidade. É um dos projetos mais antigos da Univali e já foi responsável por transformar muitas vidas ao longo destes anos. É importante ver a nossa comunidade estar presente na Universidade, bebendo da fonte do conhecimento, que é inesgotável e atemporal. O sentimento hoje é de muita alegria, emoção e orgulho. Sem dúvida, estes 25 anos merecem ser comemorados.”, afirmou o reitor.
Comunidade idosa & universidade
Quando foi criado há 25 anos, o objetivo maior era o de aproximar a Universidade da comunidade idosa, por meio da extensão, acolhe adultos com mais de 50 anos, oferecendo atividades que estimulam o conhecimento, a autonomia e a independência.
A idealizadora e ex-coordenadora do Univida, professora Katia Simone Ploner, que esteve à frente das atividades por 18 anos, falou sobre a implantação do Programa.
“Fizemos pesquisas para entender o que as pessoas gostariam de aprender e, a partir do Programa, surgiram muitos projetos voluntários, que beneficiaram a comunidade. Eu sou muito agradecida por outros professores terem dado continuidade a esta iniciativa.”, conta.
A diretora de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social, professora Attela Jenichen Provesi destacou uma característica do Programa, que é o fato de muitos alunos renovarem a inscrição nos anos seguintes.
“Com isso, criou-se uma comunidade onde eles brincam, compartilham dores e se ajudam mutuamente. Sem dúvida, o Univida é realmente um programa muito especial e que, inclusive, é aberto à comunidade que tenha interesse em participar.”, disse.
Venésio Reis, aluno do Univida nos anos 2009 e 2010 foi um dos idosos que prestigiou o evento comemorativo. Ele fez questão de participar da cerimônia relendo um texto de sua autoria, escrito especialmente para a formatura de sua turma, há 15 anos.
“Eu recebi o convite para a cerimônia de hoje e já compartilhei com meus antigos professores e colegas de turma, pois mantenho o número salvo na agenda do meu telefone por todos estes anos. Tenho ótimas lembranças daquele tempo, sinto muita gratidão pelo Univida.”, contou.
Fonte: Comunicação/Univali