- Publicidade -
- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projeto Balneário Camboriú leva alunos para conhecer a cultura da pesca da tainha em Taquarinhas

Detalhes como o arrasto, a rede, a canoa, que compõem a tradicional Pesca da Tainha, em Balneário Camboriú, foram apresentados aos alunos do Jardim IIA, do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Cristo Luz, pelos próprios pescadores, durante a visita na Praia de Taquarinhas.

O passeio à Praia Agreste ocorreu esta semana, quando os pequenos foram recepcionados no Rancho dos Pescadores, onde ouviram “causos”, histórias de pescadores e ensinamentos sobre a pesca. O NEI Cristo Luz atende 104 crianças de 4 a 6 anos, da comunidade do bairro Vila Real, de Balneário Camboriú.

Os alunos com as professoras do projeto (Divulgação)

O passeio à praia está inserido nos ensinamentos e trabalhos feitos em sala de aula pela professora Fabiana Pinheiro, quando os alunos desenvolvem o Projeto Balneário Camboriú, que estuda a cultura do Município.

- Publicidade -

A colonização, com foco no folclore como Boi de Mamão; a arquitetura açoriana; e a tradição da pesca, foram discutidas e trabalhadas em sala de aula através de contação de histórias e trabalhos manuais.

“A maioria dos nossos alunos são nascidos em Balneário Camboriú e estudar a cultura da cidade e entender a tradicional Pesca da Tainha, contada pelos próprios pescadores, e na praia, foi uma experiência incrível. Eles adoraram”, relata a gestora Laura Luiza do Nascimento.

Os alunos foram à Praia de Taquarinhas na manhã de terça-feira (30), em ônibus próprio, da Secretaria de Educação. Ao todo 16 crianças participaram do passeio, que foi monitorado por duas professoras, uma monitora do ônibus, e três integrantes da equipe gestora do Núcleo.

texto: Alexandra Gonzalez Santos

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -