- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projeto Estrelas Literárias trabalhou o encanto pela leitura

Uma manhã e uma tarde de autógrafos marcaram o encerramento do projeto Estrelas Literárias, dos alunos dos 3º anos do colégio Ivo Silveira esta semana. 

(Divulgação/PMBC)

A leitura e a escrita estão entre as metas dos estudantes desta idade e com o impacto da pandemia que, de algum modo, interferiu no aprendizado, as professoras Dirley Rosa Queiroz Caregnato e Elizabete Gutz Thurow buscaram alternativas para suprir essa demanda.

Com o retorno presencial das aulas esse ano, no primeiro semestre com escalonamento e desde setembro sem escalonamento, as professoras perceberam que os estudantes retornaram com lacunas e níveis de aprendizagem muito distintos. 

- Publicidade -

A função do projeto é de recuperar estas lacunas.

A principal obra de Monteiro Lobato e os seus conhecidos personagens foram trabalhados pelos alunos. Cada um escrevendo, desenhando, interpretando e criando a sua própria história.

As professoras encontraram a empresa idealizadora do Projeto Estante Mágica, que atende inúmeras escolas em todo Brasil, com sede no Rio de Janeiro, cujo propósito é contribuir para que a educação seja um processo transformador para as crianças. 

Realizada essa parceria, a equipe da Estante Mágica ofereceu orientações pedagógicas por meio do seu site e aplicativo.

Em agosto iniciaram a escrita dos textos e ilustrações. Cada aluno no seu ritmo, produzindo histórias muito criativas, tornando-se protagonistas desse processo. 

As produções foram enviadas para a empresa que produziu os livros de cada aluno/a. Os livros foram adquiridos a partir de uma rede de colaboração entre, os pais dos alunos, escola e funcionários.

No encerramento desta quarta-feira, cada aluno recebeu e autografou sua obra.

- Publicidade -

“Um livro pra chamar de meu”, definiu a aluna Júlia Santos Weber nas redes sociais.

As professoras querem repetir

Elizabete Gutz Thurow – “Um grande desafio que precisava ser superado e fazer sentido para nossos alunos que diante da pandemia tiveram mudanças na rotina de estudos e saúde emocional.

Eles evoluíram a cada pesquisa realizada sobre a biografia do Monteiro, desenvolvendo a motivação, criatividade, autonomia, expressão artística e com muito mais foco para a sua rotina de estudos.

A parceria com o Projeto Estante Mágica, aconteceu de maneira otimista e desafiadora, nossa meta se realizou despertando o prazer de ler e escrever desses nossos pequenos escritores.

Além do auxílio da equipe Estante Mágica, que disponibiliza o aplicativo para inclusão das histórias e ilustrações, impressão e envio dos livros, pudemos contar com toda equipe da escola, em especial com a professora Fernanda de Leitura, que se transformou em Emília do Sítio do Picapau Amarelo e inspirou nossos pequenos. 

A colaboração das famílias foi importantíssima, pois muitos puderam acessar a plataforma da Estante Mágica e escrever a biografia dos filhos, eles também adquiriram os livros que foram autografados no dia evento (24)> As famílias que não adquiriram tivemos a ajuda de outras, da escola e professores.

Para o próximo ano seguiremos incentivando e inspirando nossos alunos com práticas pedagógicas que possibilitem que eles sejam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

Dirley Rosa Queiroz Caregnato – “O projeto foi muito emocionante e vendo a felicidade das crianças e família, podemos dizer que foi um sucesso e queremos sim ter apoio para fazer novamente.

Um castelo real

“Como muito bem escreveu Monteiro Lobato[…] Quem escreve um livro, cria um castelo. E quem lê, mora nele[..] 

Por isso, esse projeto foi tão importante para nós, afinal nós criamos um castelo que se tornou real, e agora podemos convidar pessoas especiais para morar nele”, descreveu a aluna Natália Portela Pratini.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -