O Centro Educacional de Atendimento Contraturno (CEAC) – Projeto Oficinas comemora 25 anos na educação de Balneário Camboriú este ano, com 931 estudantes em atividades no contraturno escolar. Eles acumulam 2030 atendimentos aproximadamente, porque o aluno pode se inscrever em até cinco modalidades de ensino de arte, tecnologia, esporte e línguas. O projeto é aberto para estudantes da rede pública e particular de Balneário Camboriú.
Desde meados de março, a escola está sob nova direção. Noemí Maria Löser que atua no CEAC, desde 2002, é Mestre em Educação, tem colaborado no estado de SC e na Rede Municipal de Ensino com pesquisas, com a gestão escolar e nas áreas administrativa e pedagógica, era coordenadora do Oficinas desde 2017 e, assumiu a direção, no último dia 15.
“Cada oficina possui metodologia própria e as atividades possibilitam espaços onde a criança se desenvolve nas áreas da comunicação oral e corporal, amplia seu desenvolvimento cognitivo e aprimora seu comportamento e percepção de si e do outro. É uma escola membro da Unesco, certificada pelo Selo Social e desenvolve projetos junto ao Instituto Rogério Rosa”, disse a diretora.
Novos projetos
Neste ano, três novos projetos passaram a fazer parte do CEAC – Projeto Oficinas: as Bandas municipais e escolares; o Programa ‘Conta Prá Mim’ e o Ambiarte e em março, iniciou a modalidade de Percussão.
“Estamos contemplando 20 modalidades de ensino e em algumas turmas temos muitos alunos nas listas de espera ainda. A maioria nas oficinas de ginástica rítmica, patinação, ballet, surf e teclado”, segue Noemi.
Eventos na cidade
O CEAC participa dos eventos do município e realiza durante o ano festivais, luau, exposições de artes e robótica; circuitos digitais; recitais de música no inverno; as cantatas de Natal, a formatura dos cursos de inglês e espanhol e os eventos de encerramento do ano letivo.
Na semana passada, por exemplo, as alunas das oficinas de Ballet, Jazz e Ginástica Rítmica, fizeram apresentações nas sedes do Oficinas, em comemoração ao Dia Internacional da Dança.
Segundo Noemi, neste semestre, o CEAC vai realizar o
Festival das Bandas (17 de junho); vai participar das comemorações do aniversário de Balneário Camboriú (julho) e no segundo semestre, estão previstos no calendário: o Recital de Inverno (música); o Batizado de Capoeira; o Festival de Cultura Afro Brasileira; o FEstival Ballet e Jazz; o Campeonato de Capoeira; o Musical Vida Marinha e as Mostras de encerramento.
Onde funciona
- Sede (Rua Canelinha, nº 139 – Municípios)
Ballet, canto, capoeira, espanhol, ginástica rítmica, informática, inglês, jazz, hip hop, teatro, teclado, violão, ukulele e percussão.
- Polo Barra (Rua Antônio Domingos da Silva, n° 147 – Barra)
Ballet, canto, capoeira, espanhol, ginástica rítmica, robótica, inglês, jazz, hip hop, teatro, teclado, violão, ukulele, percussão e Literatura e Contação de histórias.
- Praia (Avenida Atlântica, próximo a Rua 1.101 – Centro)
Aula de Surf
- Praia NENP (Avenida Atlântica, próximo a Rua 3.800)
Através do Nossa Escola, Nossa Praia (NENP), diversos esportes de areia são ofertados.
- Conta Prá Mim: Ônibus itinerante e Oficina de Literatura e Contação de Histórias no Polo da Barra
- Ambiarte: Parque Ecológico
Oficina de Sustentabilidade (trilhas e confecção de papel reciclado)
- Polo Angelina: Rua Angelina (CAIC)
Patinação
- *CEMs
Banda Municipal e Escolares