- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projeto Oficinas de Balneário Camboriú atuando há 25 anos no contraturno escolar

Este ano tem mais de 900 alunos e novas oficinas

O Centro Educacional de Atendimento Contraturno (CEAC) – Projeto Oficinas comemora 25 anos na educação de Balneário Camboriú este ano, com 931 estudantes em atividades no contraturno escolar. Eles acumulam 2030 atendimentos aproximadamente, porque o aluno pode se inscrever em até cinco modalidades de ensino de arte, tecnologia, esporte e línguas. O projeto é aberto para estudantes da rede pública e particular de Balneário Camboriú.

Desde meados de março, a escola está sob nova direção. Noemí Maria Löser que atua no CEAC, desde 2002, é Mestre em Educação, tem colaborado no estado de SC e na Rede Municipal de Ensino com pesquisas, com a gestão escolar e nas áreas administrativa e pedagógica, era coordenadora do Oficinas desde 2017 e, assumiu a direção, no último dia 15. 

“Cada oficina possui metodologia própria e as atividades possibilitam espaços onde a criança se desenvolve nas áreas da comunicação oral e corporal, amplia seu desenvolvimento cognitivo e aprimora seu comportamento e percepção de si e do outro. É uma escola membro da Unesco, certificada pelo Selo Social e desenvolve projetos junto ao Instituto Rogério Rosa”, disse a diretora. 

Novos projetos

Neste ano, três novos projetos passaram a fazer parte do CEAC – Projeto Oficinas: as Bandas municipais e escolares; o Programa ‘Conta Prá Mim’ e o Ambiarte e em março, iniciou a modalidade de Percussão. 

“Estamos contemplando 20 modalidades de ensino e em algumas turmas temos muitos alunos nas listas de espera ainda. A maioria nas oficinas de ginástica rítmica, patinação, ballet, surf e teclado”, segue Noemi.

- Publicidade -

Eventos na cidade

Alunas do Oficinas em apresentação pelo Dia Internacional da Dança (Divulgação/PMBC)
(Divulgação/PMBC)

O CEAC participa dos eventos do município e realiza durante o ano festivais, luau, exposições de artes e robótica; circuitos digitais; recitais de música no inverno; as cantatas de Natal, a formatura dos cursos de inglês e espanhol e os eventos de encerramento do ano letivo. 

Na semana passada, por exemplo, as  alunas das oficinas de Ballet, Jazz e Ginástica Rítmica, fizeram apresentações nas sedes do Oficinas, em comemoração ao Dia Internacional da Dança.

A diretora do Ceac, Noemi (Divulgação/CEAC/BC)

Segundo Noemi, neste semestre, o CEAC vai realizar o 

Festival das Bandas (17 de junho); vai participar das comemorações do aniversário de Balneário Camboriú (julho) e no segundo semestre, estão previstos no calendário: o Recital de Inverno (música); o Batizado de Capoeira; o Festival de Cultura Afro Brasileira; o FEstival Ballet e Jazz; o Campeonato de Capoeira; o Musical Vida Marinha e as Mostras de encerramento.

Onde funciona

  • Sede (Rua Canelinha, nº 139 – Municípios)

Ballet, canto, capoeira, espanhol, ginástica rítmica, informática, inglês, jazz, hip hop, teatro, teclado, violão, ukulele e percussão.

  • Polo Barra (Rua Antônio Domingos da Silva, n° 147 – Barra)

Ballet, canto, capoeira, espanhol, ginástica rítmica, robótica, inglês, jazz, hip hop, teatro, teclado, violão, ukulele, percussão e Literatura e Contação de histórias.

  • Praia (Avenida Atlântica, próximo a Rua 1.101 – Centro)

Aula de Surf

- Publicidade -
  • Praia NENP (Avenida Atlântica, próximo a Rua 3.800)

Através do Nossa Escola, Nossa Praia (NENP), diversos esportes de areia são ofertados.

  • Conta Prá Mim: Ônibus itinerante e Oficina de Literatura e Contação de Histórias no Polo da Barra
  • Ambiarte: Parque Ecológico

Oficina de Sustentabilidade (trilhas e confecção de papel reciclado)

  • Polo Angelina: Rua Angelina (CAIC)

Patinação

  • *CEMs

Banda Municipal e Escolares

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -