- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projetos de Arquitetura e Urbanismo da Univali selecionados para exposição no 27º Congresso Mundial

Dois projetos de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram selecionados para participar da exposição de trabalhos acadêmicos no 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O evento, promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, acontece pela primeira vez no Brasil este ano.

Previsto para acontecer no Rio de Janeiro em 2020, o Congresso migrou para o digital e reúne os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo mundial para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida.

Escola Satélite

Um dos trabalhos é o projeto de uma Escola Satélite em Dillu, na Etiópia, produzido pela equipe do Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali. 

- Publicidade -

Elaborado pelos estudantes Lucas Heidenreich Garcia, Gabriela Schmidt Pretzel e pelo professor Eduardo Baptista Lopes o projeto, que já havia sido semifinalista em um concurso internacional, tem como base as premissas da arquitetura bioclimática, bem como a flexibilização de usos que se adaptam às necessidades dos usuários. 

“É um projeto com baixo custo de construção, mas que incorpora tecnologias que possibilitam a transformação dos edifícios em elementos multifuncionais e capaz de comunicar aspectos da cultura local”, explica Eduardo.

Vazios Urbanos

O outro projeto selecionado é o Trabalho de Conclusão de Curso da arquiteta Louise de Melo, orientado pelo professor Eduardo Baptista Lopes, que sugere a reestruturação dos vazios urbanos do centro de Itajaí, com temáticas de intervenção baseadas nas atividades do entorno, oferecendo novos trechos conectivos com espaços públicos de lazer, atividades culturais, históricas e turísticas. 

“O projeto mostra como simples intervenções na cidade podem criar novos espaços de convívio e interação social. É um projeto conceitual e que, se implantado, valorizaria ainda mais essa área histórica da cidade”, destaca Eduardo.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Carlos Alberto Barbosa de Souza, comemora a seleção dos trabalhos e destaca que a Univali foi uma das poucas escolas de arquitetura do sul do país com projetos selecionados. 

“O UIA é o maior evento da arquitetura mundial e ver os trabalhos dos nossos alunos expostos lá é motivo de muito orgulho. Em 25 anos o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali já foi destaque em muitas premiações, mas cada uma delas tem um sabor especial”, afirma Carlos.

Fonte: Assessoria Comunicação/Univali

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -