Por conta da pandemia, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú optou por não realizar o tradicional desfile cívico de 7 de setembro [aconteciam dois, pela manhã no centro e à tarde no Bairro da Barra], evitando aglomerações.
Porém, o Dia da Independência do Brasil está sendo comemorado nas escolas municipais de maneira diferente, com programação especial que iniciou na quarta-feira (1º) e segue até o próximo dia 8.
A secretária de Educação de Balneário, Marilene Cardoso, conta que, cientes da importância em trabalhar o sentimento cívico nos alunos, este ano optaram por ‘deixar em aberto’ a homenagem à pátria para que as escolas da rede celebrem individualmente, cada uma à sua maneira.
“O tema 7 de setembro é desenvolvido não só como uma data comemorativa, mas algo histórico e cultural, por isso está dentro de nossa proposta curricular, em Balneário Camboriú. Este ano vivenciamos mais uma vez algo diferente, a pandemia, e optamos por relacionar a independência, essa questão histórica, relacionada à superação”, conta.
Em todas as unidades, desde nos Núcleos de Educação Infantil como ainda nos CEMs e também no CEJA, estão sendo desenvolvidas atividades unindo independência e superação.
“Teremos poesias inéditas escritas por professores e seus alunos, vamos ter alunos declamando poesias. O objetivo é alcançar e incentivar as pessoas a superarem”, acrescenta.