- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Semana Nacional de Oceanografia receberá 500 inscritos na Univali de Itajaí

A 32ª Semana Nacional de Oceanografia (SNO) reunirá cerca de 500 acadêmicos, professores e pesquisadores de 13 instituições brasileiras, durante cinco dias no campus de Itajaí. A abertura vai acontecer domingo (16), às 18h, no Teatro Adelaide Konder, com uma palestra do professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), Alexander Turra.

A programação é organizada por estudantes de graduação com a supervisão de professores e coordenadores de curso, porque trata-se de um evento acadêmico, anual e itinerante.

Desde a primeira edição, já foram realizados 15 eventos na região Sul, 11 na região Sudeste, três na região Nordeste e dois na região Norte.

- Publicidade -

A Univali já recebeu o evento quatro vezes, em 1994, 1997, 2000 e 2004. 

O coordenador do curso de Oceanografia da Univali, professor Rodrigo Mazzoleni, disse que é uma alegria receber esse evento novamente, depois de 18 anos.

“A Semana proporciona aos nossos acadêmicos a experiência única de organizar um evento com esta proporção. A SNO propicia a interação de acadêmicos de todo o Brasil, além de reunir pesquisas sobre as diferentes especialidades de cada curso no país”, explica Rodrigo.

A programação da SNO terá palestras, mesas-redondas e minicursos. 

Serão abordados temas como o papel dos aquários na pesquisa e conservação de organismos aquáticos, processos biogeoquímicos do estuário do Rio Itajaí, geologia do petróleo, mudanças climáticas, impacto de obras de engordamento de praias, obras costeiras, o recente número de grandes baleias encalhadas no Brasil e a importância da paleoceanografia para a oceanografia.

Três décadas

A 32ª Semana Nacional de Oceanografia marca também os 30 anos do curso de Oceanografia na Univali.  

“O curso tem sido responsável pela implantação de tecnologias em diversos setores da economia, bem como pela implementação de estratégias para o desenvolvimento e crescimento econômico da região. Desde a sua implantação, professores, alunos e egressos têm realizado atividades de pesquisa e extensão para o desenvolvimento socioeconômico regional e estadual”, destaca Rodrigo.

- Publicidade -

A SNO integra também o programa da Década dos Oceanos, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu que de 2021 a 2030 seria realizada a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

A programação completa está disponível aqui.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -