- Publicidade -
- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú

Univali é a primeira universidade de Santa Catarina a aderir ao programa Educando Cidadãos

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Trecho na Rua 2.450 foi interditado por risco de desabamento

A BC Trânsito informou, no final da manhã desta sexta-feira (27), a necessidade de interdição pela Defesa Civil de...

Arraiás, Festa do Peixe, concertos e mais atrações especiais em Balneário e região

O fim de semana chegou e será movimentado em Balneário Camboriú e região com feiras, shows, baladas, apresentações de...

Moradores em situação de rua agrediram e roubaram homem no Centro de Balneário Camboriú

Na noite de quarta-feira (25), no Centro de Balneário Camboriú, um homem, de 42 anos, foi abordado por dois...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi a primeira instituição de ensino superior a aderir ao programa Educando Cidadãos, iniciativa institucionalizada pelo Ministéri Público de Santa Catarina (MPSC), para fomentar o combate à corrupção.


A solenidade para formalizar a assinatura do termo de adesão aconteceu nesta quarta-feira (7), na sede do MPSC, em Florianópolis. A cerimônia também celebrou o aniversário de um ano do programa e a assinatura do documento que tornou o programa uma iniciativa institucional do MPSC.


O Educando Cidadãos teve início em Chapecó e foi idealizado pelo promotor de Justiça, Affonso Ghizzo Neto, com base na campanha voltada à crianças e adolescentes O que você tem a ver com a corrupção?. Com a estadualização, o programa conta agora com 60 entidades e instituições parceiras.

“Quando se investe em educação de qualidade, forma-se uma cidadania consciente de seus direitos e deveres, menos suscetível a aceitar o inaceitável. Educar é formar pensamento crítico, é fomentar uma cultura de integridade e de responsabilidade coletiva. A luta contra a corrupção não é apenas um dever dos órgãos públicos, mas um pacto social que deve ser assumido por todos”, destacou a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi.


A secretária executiva da Fundação Univali, professora Luciana Merlin Bervian, representou a instituição na solenidade e destacou a importância da iniciativa e os impactos do programa como instrumento de transformação social.

- Continue lendo após o anúncio -
(Foto: Cristiano Andujar)


“Ao incentivar a formação de cidadãos mais conscientes, o programa promove a reflexão não somente sobre as condutas e comportamentos sociais, mas também sobre a necessidade de atuarmos em conjunto com a comunidade para construirmos os valores desejados”, afirmou.
A proposta do MPSC é disseminar o projeto pedagógico do programa a fim de estruturar uma rede estadual de cultura cívica e de controle social.


As próximas etapas incluem a capacitação de educadores voluntários, a produção de materiais pedagógicos, a realização de ações educativas e campanhas de comunicação.


O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, disse que é um grande orgulho ser a primeira universidade de Santa Catarina engajada em ampliar o alcance do programa, preparando cidadãos para entender a importância da ética, da sustentabilidade ambiental e da proteção dos bens públicos.


“É uma grande alegria fazer parte desta iniciativa inspiradora e transformadora que surge para construir valores em conjunto com a população a partir da inclusão e da educação”, disse o reitor.

Texto: Roberta Ramos/Comunicação/Univali

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas