- Publicidade -
- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Univali em dupla comemoração: 58 anos de ensino superior e 33 anos de reconhecimento como universidade

“Mais do que exaltar as conquistas do passado, precisamos olhar atentamente para o futuro e para os desafios que temos pela frente”, disse o reitor Valdir Cechinel Filho

Com uma solenidade no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comemora nesta quinta-feira (22), o aniversário de 58 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e 33 anos do reconhecimento da instituição como universidade. A cerimônia inicia às 19h30.

A Univali tem hoje mais de 23 mil alunos, dois colégios, 100 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 50 cursos de especialização, 12 mestrados, seis doutorados, mais de 500 salas de aula e 250 laboratórios. 

O corpo docente é formado por 1.133 professores (83,25% deles mestres e doutores) e 1.021 funcionários administrativos. 

- Publicidade -

Tem ainda mais de 120 grupos de pesquisa, cerca de 50 programas e projetos de extensão, uma estação de Rádio e TV, além do maior Museu Oceanográfico da América Latina.

Univali Internacional

O reitor Valdir Cechinel Filho (Foto Dales Eichler)

O reitor Valdir Cechinel Filho disse que além dos números relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, é preciso destacar o crescimento do programa Univali Internacional que proporciona convênios de intercâmbio com 127 instituições em 30 países, bem como a dupla titulação com universidades da Europa, Estados Unidos e América Latina.

O que diz o reitor sobre a data festiva

Honrar o passado

“Celebrar os 58 anos da Univali é sobretudo honrar todos que idealizaram, construíram e tornaram realidade o sonho da implantação do Ensino Superior em Itajaí. 

Temos muitos motivos para comemorar nestes 58 anos, mas mais do que exaltar as conquistas do passado, precisamos olhar atentamente para o futuro e para os desafios que temos pela frente. Que possamos seguir evoluindo na busca por mais conhecimento e na defesa permanente de um mundo mais humano”.

Construção Coletiva

“A Univali é uma construção coletiva, que nasceu por meio de um movimento de pessoas que acreditavam na importância da educação como bem público, e que já possibilitou a formação acadêmica de mais de 110 mil pessoas”.

Pandemia & Novos tempos

“Passadas quase seis décadas, tivemos que aprender a conviver em novos contextos, marcados por mudanças sociais, políticas e tecnológicas, que se aceleraram exponencialmente ao longo dos anos.

Mais precisamente nos últimos dois anos e meio, precisamos ainda aprender a viver em um cenário pandêmico, onde a educação apresentou-se como um dos setores mais impactados pelos efeitos do coronavírus.

- Publicidade -

Neste contexto, implementamos ações para minimizar o sofrimento da população, batalhamos para manter nossa saúde financeira e dar continuidade para a nossa missão educacional, bem como encontramos na tecnologia uma aliada diante das adequações necessárias para as novas formas de ensino e aprendizagem”.

Tecnologia & Educação

“A partir de agora, tecnologia e educação andarão sempre lado a lado, necessitando assim que profissionais da educação e especialistas na área reflitam sobre práticas de ensino e aprendizagem constantemente”.

Novos desafios

“Um dos desafios da atual agenda educacional é, justamente, pensar metas, ações e políticas públicas que estabeleçam um padrão de qualidade para o ensino superior ao mesmo tempo em que facilitem o acesso às universidades”.

Soluções sustentáveis

“Acreditamos também que o futuro da educação passa por soluções de desenvolvimento sustentável, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Precisamos cada vez mais discutir, criar e democratizar práticas educacionais que dialoguem com o mundo pós-pandemia. O investimento em educação é essencial para que novos modelos sejam criados e os modelos tradicionais possam ser revistos e adaptados”. 

Novos horizontes

“Que a tecnologia que transformou o setor abra novos horizontes e nos permita enxergar o futuro com uma educação mais inclusiva, dinâmica, conectada e capaz de uma efetiva transformação social”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -