- Publicidade -
- Publicidade -
27.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Univali recebe projeto Aproxima+SC

Iniciativa da Fapesc visa conectar o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu nesta quarta-feira, 6, o evento Aproxima+SC, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A iniciativa visa conectar o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado.

A proposta do Aproxima+SC é conhecer as necessidades e produções de pesquisadores, empresários e empreendedores inovadores. O projeto iniciou em agosto e pretende percorrer 14 cidades de Santa Catarina. Itajaí foi o nono município no roteiro da comitiva.

(Foto Dales Hoeckesfeld)

O Aproxima+SC é uma realização Fapesc, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

(Foto Dales Hoeckesfeld)

“Tem sido muito interessante percorrer o Estado para ver de perto tudo o que é produzido e as necessidades de cada instituição. A Univali tem muita história e experiência para compartilhar. Foi um dia muito especial para conhecermos os projetos e a estrutura da instituição, entendermos as demandas e, assim, planejarmos o futuro. Este projeto demonstra a disposição do Governo do Estado em ouvir e atender da melhor forma possível as universidades comunitárias e todos os atores envolvidos no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

- Publicidade -

A comitiva da Fapesc conheceu o Sistema Educativo de Rádio e TV Univali, o Horto Medicinal, as clínicas do curso de Odontologia, o Laboratório de Análises Clínicas (Leac) e a Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (Clean).

(Foto Gabriel Boll)

A programação contemplou ainda uma apresentação dos Programas de Pós-Graduação (mestrados e doutorados) e dos demais projetos realizados pela Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, bem como de cases de sucesso nas áreas de extensão, prestação de serviços, internacionalização, inovação e empreendedorismo.

O roteiro foi encerrado com uma apresentação da Fapesc e um momento de conexão com representantes da sociedade e do setor produtivo da região.

“Para a Univali esse é uma oportunidade emblemática e esperada há bastante tempo. Foi um dia para discutir o futuro de Santa Catarina e apresentar os resultados dos investimentos feitos na instituição também com o apoio da Fapesc. A Fundação vem, ao longo dos últimos anos e por meio de uma gestão dinâmica, resgatando a autoestima do pesquisador catarinense e isso é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Precisamos, cada vez mais, desses espaços de diálogo e de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

(Foto Gabriel Boll)

O Aproxima+SC conta também com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

Texto: Roberta Ramos

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -