- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú

Univali recebe recurso federal para investimento em tecnologias assistivas para pessoas com deficiência

Emenda de R$ 500.000,00 foi concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Mercado público já era, a praça da Barra em Balneário Camboriú será valorizada

Decisão envolvendo a Praça dos Pescadores, no Bairro da Barra em Balneário Camboriú foi tomada, e o espaço será valorizado.

Fabrício planejou em segredo privatizar a educação infantil de Balneário Camboriú

Privatização poderia ocorrer também em Camboriú, Porto, Belo, Navegantes e Luis Alves. 

Apresentado ao Conselho da Cidade o projeto do parque de neve em Balneário Camboriú

" ...é um investimento importante, de alto valor, diferenciado, que cria emprego e renda, com um hotel de categoria que a cidade precisa e num local, o Nova Esperança, com muito potencial para crescer."
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou um Termo de Fomento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o investimento de R$ 500.000,00 no desenvolvimento de tecnologias assistivas. 

O objetivo é transferir tecnologia para a sociedade por meio de soluções que impactem nos programas de reabilitação e nas atividades diárias de pessoas com deficiência.

O recurso será investido na continuidade do projeto “Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva”, iniciado em 2021, também com recursos do (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto contemplou o desenvolvimento de dispositivos robóticos para pessoas com deficiência visual, órtese de evolução para tornozelo, solução computacional para reabilitação de afasia, detecção de quedas de pessoas idosas e detecção antecipada de crises de epilepsia.

Os projetos são coordenados pelo professor dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e dos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada e em Educação da Univali, Alejandro Rafael Garcia Ramirez.

Ele disse que o Termo de Fomento visa melhorar a inclusão social, a qualidade de vida, a mobilidade e o suporte à saúde, bem como o fortalecimento das relações entre academia, poder público e setor produtivo.

“O recurso vai permitir o desenvolvimento de novas parcerias e a consolidação das já existentes com empresas e associações do setor, dando suporte ao processo de transferência de tecnologia assistiva para a sociedade. Nossa intenção é continuar apoiando as ideias nascidas na proposta “Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva” e formar uma nova startup com o apoio da Incubadora Tecnológica e Empresarial da Univali. O objetivo agora é elaborar uma plataforma de soluções com dispositivos robóticos que tragam resultados para os programas de reabilitação”, afirma.

O investimento foi viabilizado pela Emenda Parlamentar Individual nº 22100007/2024, proposta pelo senador Esperidião Amin Helou Filho.

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas