- Publicidade -
- Publicidade -
16.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Univali sedia Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul

Encontro aconteceu nesta sexta-feira, 5, no campus Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sediou nesta sexta-feira (5), o Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad). O objetivo do evento foi reunir gestores de instituições de ensino do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a discussão de políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento de ações afirmativas de permanência no ensino superior.

A programação contemplou palestras, apresentação de cases de sucesso e dinâmicas para a cocriação de ideias e a formulação de estratégias para contornar os desafios da jornada universitária.

“O Fórum de Pró-Reitores de Graduação tem um papel fundamental na promoção do diálogo, na troca de ideias e no fortalecimento da colaboração interinstitucional. É por meio dos debates e do compartilhamento de boas práticas que este evento propõe que conseguiremos progredir em pautas imprescindíveis para o avanço do ensino superior brasileiro, bem como encontraremos formas de superar os desafios conjuntos e inerentes ao setor”, afirmou o vice-presidente da Fundação Univali, professor Rogério Corrêa.

O Fórum foi organizado pela Univali em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb). 

- Publicidade -
(Foto Dales Hoeckesfeld)

O presidente do Forgrad Sul e pró-reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da Furb, professor Romeu Hausmann, destacou as vantagens de cada região do país debater uma temática diferente. 

“Nós somos responsáveis por criar soluções relativas à permanência do estudante no ensino superior. Com essa nova dinâmica de eventos presenciais esperamos conseguir encaminhar boas propostas e para isso trouxemos palestrantes que são referência nesta pauta. Sabemos do esforço de todos os colegas para estarem conosco e agradecemos a Univali pela recepção e acolhida ao evento”.

Bolsas do Atelier Solidário

(Foto Dales Hoeckesfeld)

A Univali presenteou os convidados com bolsas ecológicas produzidas pelo projeto Atelier Solidário, ligado ao curso de Design de Moda. As peças foram confeccionadas a partir de descarte fabril e decoradas com desenhos de alunos da Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Balneário Camboriú. 

“A ideia de presentear os visitantes com as bolsas foi mostrar como ensino e responsabilidade social devem andar juntos. A Univali se dedica a formar profissionais conscientes e engajados com a sociedade para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. Esperamos com esse exemplo inspirar todos os participantes para que, juntos, possamos evoluir nos serviços que ofertamos”, ressaltou o vice-reitor de Graduação da Univali, professor José Everton da Silva.

Os resultados dos debates do Fórum da Região Sul irão integrar a pauta do Encontro Nacional das Pró-Reitores de Graduação, agendado para novembro na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Natal.

O presidente do Forgrad nacional, professor Jeronimo Tybusch, participou do encontro de forma remota e enfatizou a importância da retomada dos encontros regionais.

Bolsas com desenhos produzidos na APAE de Balneário (Foto Dales Hoeckesfeld)

“Essas reuniões geram resultados que nos aproximam do poder público e de órgãos como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que possamos avançar, por meio de grupos de trabalho, em pautas específicas de acordo com o perfil das universidades. É uma alegria ver tantos colegas reunidos com o mesmo objetivo de melhorar o ensino no país”, finalizou.

Texto: Roberta Ramos/Assessoria Comunicação/Univali


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -