- Publicidade -
- Publicidade -
20.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Apresentação de candidata a vereadora – Analu Orlando

“Analu Orlando: Compromisso com a Saúde Mental em Balneário Camboriú

Nascida e criada em Balneário Camboriú, Analu Orlando tem orgulho de ser nativa da cidade. Casada há 22 anos com Roberto Orlando, psicólogo. Eles administram juntos uma clínica de psicologia. Além de sua atuação na clínica, Analu também é coach, trazendo uma visão integrada de saúde mental, desenvolvimento pessoal e bem-estar.

Agora, ela quer levar sua experiência e dedicação para a Câmara de Vereadores, apresentando propostas voltadas para pessoas que sofrem com questões de saúde mental e que em sua grande maioria não podem pagar uma consulta particular.

E é exatamente em nome dessas pessoas que ela quer ser Vereadora em Balneário Camboriú – para lutar por uma política de saúde mental pública inclusiva e de qualidade.

A Psicoterapia é padrão ouro no tratamento de muitos distúrbios de saúde mental. Mas se a gente considerar que fazer terapia com Psicólogo geralmente significa 4 sessões mensais e que o custo da terapia em consultório particular é, em média, equivalente a 85% de um salário mínimo, veremos que apenas uma pequena parte privilegiada da população tem acesso ao tratamento.

Daí a importância do poder público oferecer esse tipo de serviço como parte vital dos cuidados com a saúde do nosso povo. Somos corpo, mas somos também mente e espírito. Hospitais, postos de saúde e ambulatórios médicos cuidam da saúde do corpo. As igrejas e religiões cuidam do espírito. E quem cuida da saúde da mente?

É verdade que existem alguns raros programas públicos que possuem profissionais de saúde mental no município. Mas a grande maioria das pessoas não sabem que eles existem e nem como buscar ajuda. E quando descobrem frustram-se em filas de espera que parecem intermináveis.

Por tudo isso, minha pauta é trabalhar em prol da saúde mental focando na prevenção, promoção do bem-estar, no combate ao desconhecimento e aos estigmas associados às doenças e transtornos mentais.

Quero ajudar a transformar Balneário Camboriú num modelo exemplar de como se deve fazer uma boa gestão da saúde mental.

Aqui estão minhas propostas e ideias de serviços públicos em saúde mental para o município de Balneário Camboriú:

  1. Clínica de Psicologia Municipal:
    Criação e implantação de uma clínica para atendimento gratuito em Psicoterapia para todos os cidadãos de Balneário Camboriú, com atendimento preferencial para aqueles que não podem arcar com os custos de um profissional de saúde mental particular. A equipe será composta principalmente por Psicólogos, Terapeutas Cognitivo-Comportamentais (terapia padrão ouro no tratamento da depressão, transtorno de ansiedade e outros), entre outros profissionais e abordagens.
  2. Programa de Primeiros Socorros em Saúde Mental:
    Oferecer treinamento para cidadãos, professores, policiais e outros profissionais para identificar, entender e responder a sinais de crises de saúde mental e abuso de substâncias nocivas. O objetivo é capacitar a comunidade para oferecer suporte inicial a pessoas com dificuldades, promovendo uma intervenção precoce. Inclui a criação de um programa de voluntariado onde membros da comunidade também recebem treinamento especial em saúde mental básica e atuam como “mentores de bem-estar” para oferecer suporte emocional e orientação aos seus vizinhos. Isso ajuda a criar uma rede de apoio comunitário sólida e acessível.
  3. Centro de Apoio Psicossocial Itinerante:
    Um veículo adaptado que oferece serviços de apoio psicológico, visitando bairros ou comunidades. O serviço móvel pode realizar atendimentos preventivos de orientação e psicoeducação, grupos terapêuticos, atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção e palestras sobre saúde mental.
  4. Programa de Saúde Mental nas Creches e Escolas:
    Implementação de programas contínuos de educação emocional e suporte psicológico nas creches e escolas, com psicólogos disponíveis para alunos, pais, cuidadores e professores. O programa pode incluir atividades como psicoeducação, oficinas de resiliência, gerenciamento de estresse, combate ao bullying e promoção de hábitos saudáveis.
  5. Redes de Suporte Comunitário:
    Criação de grupos de apoio comunitário, onde moradores de diferentes bairros se reúnem para compartilhar experiências e receber orientações sobre saúde mental, apoiando e complementando serviços que já existem como o Programa Abraço à Vida, Casa da Família, Casa das Anas, Núcleo de Atenção ao Idoso, entre outros. Esses grupos seriam facilitados por profissionais de saúde mental e poderiam incluir atividades como meditação, exercícios físicos e oficinas de bem-estar.
  6. Plataforma Digital de Saúde Mental:
    Desenvolvimento de um portal online que oferece recursos gratuitos como sessões de terapia online, grupos de apoio virtuais, e uma biblioteca de vídeos, podcasts e artigos sobre saúde mental. A plataforma também pode oferecer uma ferramenta de rastreamento para ajudar os usuários a identificar sinais de problemas de saúde mental e instruções sobre próximos passos.
  7. Centro de Recuperação e Reabilitação Mental:
    Um centro especializado em reabilitação psicossocial para pessoas que passaram por crises graves, oferecendo um ambiente seguro e suporte contínuo para a recuperação. O serviço poderia incluir terapias ocupacionais, programas de reintegração ao mercado de trabalho, e moradias assistidas.
  8. Programas de Intervenção Precoce para Jovens Adolescentes:
    Criação de programas específicos para adolescentes e jovens adultos para identificar precocemente sinais de transtornos mentais e oferecer suporte imediato. Isso poderia incluir sessões de terapia individual, grupos de jovens para discussão e suporte, e atividades de integração social.
  9. Esporte e Bem-Estar Mental:
    Parcerias com academias e clubes de esportes locais para oferecer programas que envolvam atividades físicas com suporte psicológico. Esses programas poderiam ajudar a combater o estresse e a ansiedade por meio do exercício e atividades físicas, ao mesmo tempo em que promovem a interação social e a formação de hábitos saudáveis.
  10. Clínicas de Redução de Estresse no Local de Trabalho:
    Parcerias com empresas locais para oferecer clínicas de bem-estar mental em locais de trabalho, incluindo sessões de mindfulness, workshops de gerenciamento de estresse, e consultas com psicólogos. Este serviço visa melhorar a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho e assim contribuir também para o aumento da produtividade e o consequente sucesso do empreendimento.
  11. Saúde Mental do Idoso
    Campanhas de combate ao estigma e à discriminação contra pessoas idosas. Incluindo campanhas de conscientização pública, treinamentos em locais de trabalho e escolas, além de apoio a grupos de pessoas com experiência direta em saúde mental de idosos.
    Oferecer apoio psicológico gratuito para cidadãos idosos, com campanhas de combate ao etarismo, conscientização e orientação sobre saúde mental e bem-estar do idoso, encaminhamento para diagnóstico em casos de suspeita de problemas como demência, Alzheimer, Parkinson, entre outros problemas de saúde mental da pessoa da terceira idade.
    Estas campanhas são fundamentais para mudar atitudes e comportamentos em relação à saúde mental, reduzir o estigma e promover a inclusão social.
  12. Programa de Apoio Psicológico para Pacientes com Doenças Graves, Cuidados Paliativos e Luto:
    Criar um programa gratuito de apoio psicológico em Balneário Camboriú para pessoas com doenças graves ou terminais, seus familiares e cuidadores, focando em criar esperança e motivação do paciente para adesão aos tratamentos prescritos e sempre que necessário, levar cuidados paliativos humanizados e suporte durante o luto. Esse programa incluirá psicólogos especializados, terapias complementares como mindfulness e arteterapia, e atendimento no domicílio ou hospital, para quem precisa de cuidados mas não pode se locomover. Além disso, ofereceremos grupos de apoio para familiares, campanhas públicas para conscientizar a comunidade sobre a importância desses cuidados, e parcerias com escolas e universidades para formar futuros profissionais. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar de todos os envolvidos nesses momentos difíceis.

    Para Vereadora vote: ANALU ORLANDO – 15888
    Instagram: @analu_orlando
    WhatsApp: (47) 99677-5882
    Prefeita: Juliana Pavan – 55
    Vice: Nilson Probst – MDB”.

    Nota da Redação – O espaço na Editoria de Eleições do Jornal Página 3 está aberto para outros candidatos a vereador de Balneário Camboriú que queiram enviar texto divulgando suas ações e propostas. Whatsapp (47) 999234298.

Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -