- Publicidade -
- Publicidade -
24 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Ciça Muller (estadual) responde perguntas do Página3

PERGUNTA 1 – O que você fez em benefício da população de Balneário Camboriú que o qualifica a representar a comunidade na Assembleia Legislativa?

Construi minha trajetória profissional em Balneário Camboriú, cidade que minha família escolheu pra viver há mais de 40 anos.

Quando chegamos em 1982, nossa família trabalhou no então Parque de Exposições Citur, um dos poucos atrativos turísticos em nossa cidade, onde montamos dois restaurantes típicos a Casa Alemã e a Casa D’Itália. Já naquela época toda família trabalhava, e lembro que meus pais eram muito engajados na promoção do “destino turístico Balneário Camboriú”, participando de eventos e contribuindo de forma voluntária na recepção de agências e guias turísticos, vindos do Mercosul. Foi neste momento que iniciou o “bum imobiliário” e os investidores dos países vizinhos vieram em massa para a cidade.

- Publicidade -

Foi o interesse em promover e desenvolver Balneário Camboriú que sempre norteou minhas ações, quando anos mais tarde, em 2004, empreendi abrindo uma agência de publicidade, e conheci o associativismo através da ACIBALC Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, em que de forma voluntária dediquei cerca de 18 anos para ações que promovem o desenvolvimento sustentável de nossa região.

Algumas ações que realizamos:

  • Atuação no Conselho da Cidade, de maneira colegiada com outras entidades do município, avaliamos projetos especiais;
  • Por cinco anos, fui voluntária do Observatório Social de Balneário Camboriú, entidade que contribui com o monitoramento e a aplicação de recursos públicos, no executivo e legislativo;
  • Fui membro do Núcleo de Sustentabilidade em que um de nossos projetos foi a instalação de um ponto fixo de coleta de resíduos eletrônicos, na Uniavan. Modelo que foi precursor aos atuais PEVs instalados pela concessionária de serviços de coleta de resíduos;
  • Fui conselheira e representante da ACIBALC, no Comitê de Bacias Hidrográficas de Camboriú e Balneário Camboriu;
  • Integrei a criação do movimento BC Criativo, rede colaborativa que objetiva desenvolver a economia criativa, a cultura, o turismo, gerando negócios entre os agentes do setor.
  • Não pude ficar indiferente ao saber que artistas e produtores culturais passavam por grandes dificuldades em razão da pandemia causada pela COVID-19, motivo pelo qual desenvolvi de forma voluntária o “Farol Criativo”, um programa radiofônico transmitido pela rádio câmara 101.5FM de Balneário Camboriú e disponível por podcast, que promove entrevistas e divulgação de trabalhos culturais e artísticos.
  • Ocupei a Diretoria Estadual de Turismo da FACISC, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, estimulando o turismo e valorizando as manifestações culturais do nosso estado, com o objeto de desenvolver o setor em todas as regiões, estimulando a geração de emprego e renda.
  • Fui diretora de Marketing da FACISC, onde contribui para a visibilidade da entidade e das mobilizações promovidas pelo maior sistema empresarial voluntário;
  • Integrei à presidência da AMT, Ação da Mulher Trabalhista do PDT, nas esferas municipal e estadual, onde participei da elaboração e da implementação do projeto intitulado “Justiça por elas”, que visa promover às leis que protegem as mulheres.
  • Sou sócia fundadora do Lions Helen Keller, criado para dar subsídios à escola de cães guia de mesmo nome.

Por toda essa trajetória, considero que sou qualificada para representar a população de Balneário Camboriú na Assembleia Legislativa estadual.

PERGUNTA 2 – O que pretende fazer pela população de Balneário Camboriú caso eleito à Assembleia Legislativa?

Durante a minha trajetória fui inspirada por mulheres que ocuparam os lugares de fala e de tomada de decisões, enfrentei desafios no empreendedorismo, testemunhei a força da mobilização coletiva, compreendi a energia do voluntariado, lutei e continuo lutando por uma sociedade justa e igualitária.

Assim, a população de Balneário Camboriú pode ter a certeza de que serei uma representante que não medirá esforços para defender os interesses do cidadão catarinense e que estará comprometida com 4 pilares principais, quais sejam:
protagonismo feminino; empreendedorismo;
turismo e cultura;
e economia, sustentabilidade e desenvolvimento.

No pilar do protagonismo feminino, defenderei as políticas públicas que ampliem o espaço das mulheres nas funções de poder e de tomada de decisão; o combate à violência contra a mulher; a ampliação da rede de apoio; e a divulgação de informações e a segurança.

- Publicidade -

No pilar empreendedorismo, apoiarei as políticas públicas de incentivo às pequenas empresas; as linhas de crédito; os mecanismos de incentivo para novos negócios; a melhoria da infraestrutura da malha rodoviária; a otimização do transporte público; a mobilidade urbana com eficiência, baixo custo e com a redução dos impactos ambientais.

No pilar turismo e cultura, as políticas públicas atuarei para o fomento do turismo na serra, praia, patrimônio histórico e ecológico; a valorização e a preservação da cultura e da tradição do nosso estado; a ampliação da indústria criativa; a fomentação da nossa arte como valor para o mundo.

No pilar economia, sustentabilidade e desenvolvimento, lutarei pela ampliação do saneamento básico; preservação dos nossos recursos hídricos; estimulação do uso de energias renováveis; adoção de meios alternativos de geração de energia limpa.
Já antecipo que o compromisso de fazer diferente e pensar em alternativas já está vigente, inclusive a nossa campanha terá compensação de carbono para os materiais impressos, através do plantio de mudas nativas em áreas degradadas em Santa Catarina, uma forma de reduzir o impacto ambiental.

Nossas bandeiras atendem aos ODS Objetivos Sustentáveis para Agenda 2030 que é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações

Além disso, estarei pronta para ouvir as ideias do cidadão e levar as demandas para discussão na Assembleia Legislativa estadual.
Por essas razões, conto com o voto e o apoio dos catarinense!

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -