O presidente da Câmara de Vereadores, David La Barrica (Patriotas), disse na segunda-feira (15) à reportagem que “sou pré-candidato e serei candidato representando a continuidade do projeto de cidade que hoje temos”.
Indagado nesta terça-feira se em algum momento o prefeito Fabrício de Oliveira manifestou apoio à sua candidatura, David não deu uma resposta direta, mas insinuou que existe o apoio.
Em dezembro de 2022, David se elegeu presidente de Câmara não com o apoio do prefeito Fabrício Oliveira (PL), que queria eleger Omar Tomalih, mas sim da oposição, com os votos de André Meirinho (Progressistas), Asinil Medeiros (PL), David LaBarrica, Eduardo Zanatta (PT), Elizeu Pereira (MDB), Juliana Pavan (PSDB), Lucas Gotardo (Novo), Marcelo Achutti (MDB), Marcos Kurtz (Podemos), Nilson Probst (MDB) e Patrick Machado (PDT).
O prefeito tenta comandar o processo sucessório, mas no seu grupo político e no seu partido não existe um nome de consenso, portanto uma definição ainda está longe de ocorrer.
E existe oposição à vontade do prefeito, através do deputado Carlos Humberto (PL), líder do governo na Assembleia, que se considera o candidato bolsonarista, porque tem apoio das bancadas estadual e federal do partido.
Entre as especulações nos meios políticos, existe a de que Fabrício deixaria o PL caso Carlos seja o candidato imposto pela Executiva Estadual, mas com isso ele poderia entregar a eleição de bandeja, pois é pouco provável que o fabricismo consiga derrotar o bolsonarismo em Balneário Camboriú.