- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú

Ex-prefeito Farid Madi (Podemos) é eleito e voltará a governar Guarujá (SP) após 16 anos

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Você acha que o Calçadão da Avenida Central deve acabar? Vote na enquete.

Morador defende que o Calçadão seja eliminado, transformado numa rua acalmada, com trânsito reduzido.

O Calçadão fracassou: momento de tomada de decisão, por Celso Eduardo Rauen

Balneário Camboriú sempre foi uma cidade dinâmica, que se reinventa ao longo dos anos. Nos anos 60, 70, 80...

Cães estão há quatro dias sem comer

Uma pessoa procurou o jornalista, Waldemar Cezar Neto, para denunciar que o antigo morador de uma casa no Bairro...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-prefeito Farid Said Madi (Podemos), 60, foi eleito neste domingo (27) para um novo mandato em Guarujá, retornando ao cargo depois de um hiato de 16 anos e após três derrotas nas urnas e fora delas.

Ele foi eleito ao obter 55,38% dos votos válidos, ante os 44,62% de seu adversário, Raphael Vitiello (PP), 43, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), resultado que confirmou a vitória parcial obtida no primeiro turno (42,54% a 25,49%).

Na última segunda (21), o prefeito eleito compareceu a um debate da TV Santa Cecília, emissora local, utilizando um colete à prova de balas sob a camisa.

Ele, que só retirou a proteção antes de entrar no ar, já no camarim, é colega de partido do prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio, que é candidato à reeleição e foi baleado no dia 18.

Farid governou Guarujá, na Baixada Santista, de 2005 a 2008, depois de ter sido eleito em 2004 pelo PDT com 40,77% dos votos válidos —a cidade, à época, não tinha 200 mil eleitores e, portanto, não havia a hipótese de ter segundo turno, o que explica a vitória com menos de 50% mais um dos votos.

- Continue lendo após o anúncio -

Depois disso, colecionou insucessos nas eleições seguintes, até que obteve nova vitória neste domingo.

Ele tentou a reeleição em 2008, mas embora tivesse mantido percentual quase idêntico de votos válidos da vitoriosa eleição de quatro anos antes (40,80%), foi superado por Maria Antonieta de Brito (PMDB), com 52,12%, no primeiro pleito com possibilidade de um segundo turno —mas que foi resolvido ainda no primeiro.

Os dois políticos voltaram a se encontrar nas urnas em 2012, ano em que Antonieta foi reeleita no segundo turno, com 64,25% dos votos, ante os 35,75% de Farid.

Quatro anos depois, ele tentou concorrer, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por ter tido contas rejeitadas no período que governou o município, e indicou a esposa, Haifa Madi, que quase se elegeu —foi derrotada pelo ex-prefeito Valter Suman, que em 2012 tinha sido candidato a vice de Farid.

Após migrar para o Podemos, tentou se eleger deputado federal no pleito de dois anos atrás, sem sucesso.

- Continue lendo após o anúncio -

A partir de 1º de janeiro de 2025, porém, voltará a governar Guarujá, município de 287.634 habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O vice-prefeito eleito é o vereador Toninho Salgado (Solidariedade), que está em seu terceiro mandato.

Já Vitiello atualmente é vereador, e tinha em sua coligação também PRD, Mobiliza, PSDB, Cidadania e Avante, uma sigla a mais que o prefeito eleito, que se coligou com MDB, DC, PSD e Solidariedade.

Ele foi eleito pela primeira vez pelo PSDB, em 2016, e reeleito quatro anos atrás, já no PSD. Também passou pelo PDT, pelo qual disputou as eleições à Câmara em 2004 e 2012.

Também disputaram a eleição em Guarujá e ficaram no primeiro turno Ronald Nicolaci (PL), terceiro lugar com 11,56% dos votos válidos, Pepe da City (PSB), 6,9%, Thaís Margarido (União Brasil), 6,61%, Claudio Fernando (Novo), 3,21%, Coronel Rogério (PRTB), 1,75%, Sidnei Aranha (PC do B), 1,46%, e José Manoel Ferreira Gonçalves (PSOL), 0,47%.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas