Pergunta: Recentemente Balneário Camboriú viveu quase dois anos de poluição e impropriedade para banhos na praia central. A Lagoa de Taquaras, o Rio Marambaia e outros rios estão quase sempre poluídos. Se eleita, como você pretende tratar essa realidade?
Resposta: Se eleita, minha prioridade será intensificar o monitoramento e a fiscalização ambiental, além de não permitir que recursos da Emasa sejam novamente desvinculados para outras finalidades. Vamos priorizar a despoluição de rios e praias de nossa Cidade, para recuperar nossa imagem enquanto destino turístico. Também agilizaremos processos de licenciamento e modernizando a gestão de saneamento e resíduos. Vamos implementar um Programa de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, incluindo a criação de parques lineares ao longo do Rio Camboriú e do Canal do Marambaia, além de aumentar os investimentos em educação ambiental. A meta é garantir a preservação das nossas nascentes e melhorar a qualidade da água, com apoio de tecnologias inovadoras e parcerias público-privadas.
Pergunta: Qual política você pretende adotar em relação à construção de hotéis? E qual política você pretende adotar em relação ao aluguel através de plataformas como Airbnb e Booking?
Resposta: No setor de hotelaria, nosso foco será incentivar a vinda de novos hotéis de alto padrão, além de criar incentivos fiscais para que os hotéis já instalados adotem práticas sustentáveis, como o uso consciente de recursos hídricos e energéticos, qualificando Balneário Camboriú como destino de turismo sustentável.
Quanto às plataformas como Airbnb e Booking, vamos criar um marco regulatório que assegure a equidade entre o setor formal e informal, garantindo segurança aos turistas e uma regulamentação que respeite as características dos bairros. O objetivo é fortalecer tanto o comércio tradicional quanto o uso responsável dessas plataformas.