- Publicidade -
- Publicidade -
23.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Marisa Zanoni (PT) responde sobre educação e saúde

Educação – Os resultados da Prova Brasil mostram que a educação pública municipal de Balneário Camboriú obteve piores resultados em 2023 do que em 2019. E piores também do que em 2021, ano severamente afetado pela pandemia de covid-19. Como reverter esse caminho ladeira abaixo?

Os índices do IDEB escancaram a total falta de compromisso da atual gestão com a educação em Balneário Camboriú. O abandono da infraestrutura é evidente, com escolas em estado crítico, enfrentando desde infiltrações e goteiras até a falta de livros didáticos essenciais. Esse descaso não é apenas negligência — parece uma estratégia para desmontar o sistema educacional.

Ao invés de solucionar os problemas, aumentaram as matrículas sem o devido investimento, resultando na superlotação das salas e no aumento alarmante de afastamentos de profissionais. Toda essa crise é reflexo direto da falta de estrutura crônica que afeta a rede de ensino.

A solução é clara: acabar com os alugueis de vagas na rede privada e investir na educação pública, tanto em infraestrutura quanto na valorização profissional. O crescimento populacional de Balneário Camboriú exige a ampliação urgente da rede escolar, com novas construções e a expansão das unidades existentes.

Sem planejamento estratégico, não há como avançar. Hoje, a educação em Balneário Camboriú está à deriva — sem direção ou metas claras. Falta um plano consistente que nos guie para a melhora dos índices e, sobretudo, para uma educação de qualidade.

Fortalecer a educação pública, laica e de qualidade vai além de palestras motivacionais. Precisamos de formação profissional, não de coachings motivacionais em igrejas. A prioridade deve ser o desenvolvimento contínuo dos educadores, com capacitações que os preparem para enfrentar os desafios do ensino.

Além disso, é urgente a valorização dos profissionais da educação. Pela primeira vez na história, Balneário Camboriú não está pagando o piso salarial do magistério, e o uso de abonos para mascarar essa realidade é inaceitável. Precisamos recompor o quadro dos profissionais e também é fundamental a reversão da destruição do plano de carreira, que está levando nossos melhores profissionais para municípios vizinhos, como Itajaí e Porto Belo, que estão oferecendo condições mais atrativas.

Saúde – As pessoas reclamam muito da saúde pública de Balneário Camboriú, quais seus planos para melhorar isso?

Entendemos que as reclamações sobre a saúde pública de Balneário Camboriú são reflexo da falta de investimentos e de planejamento adequado. Nosso compromisso é fortalecer o SUS, garantir que a saúde pública funcione de forma digna e acessível para todos e todas.

Nossos planos incluem:

Fortalecimento da Atenção Básica: Vamos reorganizar o modelo de saúde, priorizando a atenção primária. Isso significa mais equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com foco em atendimento humanizado e na prevenção de doenças, evitando que problemas simples se agravem e sobrecarreguem o Hospital Ruth Cardoso.

Telesaúde: Expandiremos o uso de tecnologias para teleconsultas, permitindo que os profissionais de saúde discutam casos com especialistas em tempo real, aumentando a eficiência no atendimento e na resolução de problemas.

Valorização dos profissionais: A primeira medida será garantir que todos recebam o piso salarial conforme a lei, sem artifícios, além de recuperar o plano de carreira. Balneário Camboriú precisa atrair e reter bons profissionais, e só conseguiremos isso valorizando quem trabalha na rede pública.

Infraestrutura: Reformar e ampliar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), construindo mais unidades para atender à crescente população e melhorar as condições de trabalho e atendimento.

Atenção Psicossocial: Expandiremos e fortaleceremos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com atendimento contínuo para pessoas em sofrimento psíquico, incluindo serviços 24 horas.

Assistência Farmacêutica: Garantir o acesso rápido e eficaz a medicamentos, eliminando as faltas recorrentes e assegurando uma gestão eficiente.

Nosso compromisso é promover uma saúde pública que realmente funcione, seja inclusiva e atenda comdignidade a todos os moradores da cidade. Saiba mais sobre as nossas propostas em www.marisazanoni.com.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -