- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Na Semana da imprensa, Marisa firma ‘pacto contra fake news’ junto a representantes do governo federal

Em homenagem à Semana Nacional da Liberdade da Imprensa, a pré-candidata a prefeita Marisa Zanoni Fernandes reuniu nesta segunda-feira (10) comunicadores e lideranças regionais, locais e nacionais para debater políticas e ações para educação midiática. 

Com a presença do representante do Governo Federal Paulo Roberto Eccel, superintendente regional do Ministério do Trabalho e do jornalista da Secretaria de Infância e Juventude da Câmara Federal, Jean Volpato, o encontro discutiu comunicação democrática, inclusiva e participativa.

Um dos temas em discussão foi o desafio das fake news.

“Ouvimos reivindicações dos comunicadores e produtores de mídia. Nosso objetivo é transformar as sugestões em propostas efetivas, em especial “Oficinas de Educação Midiática”. As demandas dos trabalhadores da Comunicação serão incluídas no Plano de Governo Participativo. Além disso, somos a primeira pré-campanha da história da cidade a oferecer um “Pacto de combate à Fake News”, isto é, a preocupação com a verdade está no centro do nosso projeto.  O poder público de Balneário Camboriú precisa incluir e valorizar a Imprensa, e isso passa por ouvir os comunicadores e produtores antes de apresentar qualquer Plano ou Programa de Governo. Comunicação também é uma questão de Educação” diz Marisa Zanoni Fernandes, pré-candidata a prefeita e organizadora do evento. 

- Publicidade -

Paulo Eccel reforçou que o combate às fake news é um compromisso do Governo Federal. 

“No Ministério do Trabalho existe uma preocupação com a informação enquanto direito público e o quanto as notícias impactam a vida do cidadão. As propostas são essenciais para promovermos um ambiente democrático, saudável e inclusivo entre comunicador e receptor. Tudo começa nas cidades, por isso o debate foi presencial em Balneário Camboriú”, analisou  Eccel.

O coordenador de comunicação do mandato de Ana Paula Lima, deputada federal e vice-líder do Governo Federal na Câmara, Jean Volpato, disse que em Brasília as Fake News são tratadas como uma das prioridades de uma nação preocupada com a qualidade da informação. 

“O Ministério dos Direitos Humanos, por exemplo, conta com um grupo especializado em propor políticas para prevenir e combater notícias falsas. Já na Câmara e no Senado estou atento às matérias que lidam com a pauta. Balneário Camboriú tem que ser a capital contra fake news e precisa de conexão direta com o Governo Federal” afirmou Volpato.

Entre os palestrantes do encontro, na sede do Partido dos Trabalhadores de Balneário Camboriú, estavam a advogada em direitos humanos, Ana Candelmo, a jornalista e professora de oratória e yoga Helen Francine, o psicólogo Ítalo Nunes, o fundador do pexero Web Luiz Varella  e o publicitário Tiago Gonçalves. 

A abertura cultural aconteceu com o artista Pedro Cácio Simão. Conhecido como Tihhh Gonçalves, o jovem cristão, escritor e autista se filiou no PT durante o evento como uma “resposta aos ataques à democracia e aos profissionais da imprensa”. 

A ficha de Tihhh foi abonada pelo presidente municipal do PT, Mozart de Toledo, Marisa Zanoni, Paulo Eccel e Jean Volpato.

O evento contou com a participação de Luciano Estevão e Gabriele Lindner, pré-candidatos a vereadores. 

Texto: Maurício dos Santos/Assessor de Marisa Fernandes

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -