Saiba o que acontece com o voto depois de depositado nas urnas

- Publicidade -
- Publicidade -

“Toque de recolher? Ele não é o comandante da cidade”, diz vereador sobre pesquisa de horário de conveniências

Após a publicação da reportagem do Página 3 sobre a pesquisa realizada pelo 12º Batalhão da Polícia Militar a...

Festa Raízes de Taquaras, a primeira das festas de inverno de Balneário Camboriú, inicia nesta quinta-feira

A Festa Raízes de Taquaras, a primeira das três festas de inverno que a prefeitura realiza em junho e...

Balneário Saboroso revela menus dos 37 restaurantes participantes da edição 2026

Festival gastronômico aposta em diversidade, com pratos exclusivos por R$ 119,00

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O voto depositado nas urnas só pode ser lido em equipamentos da Justiça Eleitoral e é transmitido em redes privativas, não pela internet, para assegurar a lisura das eleições, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A escolha do eleitor é apurada depois de encerrado o período de votação, às 17h do horário de Brasília. Após este horário, um boletim de urna é impresso com o extrato dos votos depositados. Nele, há informação sobre a urna, a seção eleitoral e o número total de eleitores.

O boletim é impresso em ao menos cinco vias e assinado pelo presidente da seção e representantes ou fiscais dos partidos. Três das vias são enviadas ao cartório eleitoral junto a uma ata, uma via é afixada na porta da seção e outra fica com os representantes.

A impressão de mais de uma via permite o acompanhamento e a comparação com o resultado oficial que vai ser divulgado.

De posse dos boletins de urna, qualquer organização pode fazer suas totalizações, explica o TSE. “É comum, em eleições suplementares em cidades pequenas, presenciarmos partidos e candidatos que fazem esse processo de totalização por meios próprios e que, às vezes muito antes da Justiça Eleitoral, já conhecem os resultados”, afirma tribunal.

- Continue lendo após o anúncio -

A contabilização do total dos votos vem da soma dos boletins de urna. Votos nulos ou em branco não são considerados.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas