- Publicidade -
- Publicidade -
23.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Último dia para fazer ou transferir título de eleitor é nesta quarta-feira

O eleitor tem até esta quarta-feira (8) para emitir ou transferir seu título (mudar domicílio eleitoral ou atualizar endereço, caso tenha se mudado para longe do local de votação original) para votar nas Eleições 2024. 

Como fazer o título de eleitor

Para emitir um título eleitoral, o eleitor precisa comparecer ao cartório eleitoral (em Balneário Camboriú fica na Rua 2.850, 470 – Centro), com documento oficial com foto (exceto CNH) e um comprovante de residência emitido nos últimos três meses. Homens maiores de 18 anos também precisam apresentar o comprovante de quitação militar. 

A ida ao cartório eleitoral é necessária para fazer o cadastro de biometria. Eleitores que ainda não possuem a identificação digital também precisam ir para regularizar a situação.

- Publicidade -
(Foto Pedro Schmidt)

Como solicitar mudança de domicílio eleitoral

Quem estiver morando em uma nova cidade, pode solicitar a mudança de domicílio eleitoral pela internet (disponível exclusivamente para eleitores que já fizeram o cadastro biométrico). Para isso, é preciso que já resida no novo município há pelo menos três meses, além de ter feito o primeiro título de eleitor há mais de um ano.

O processo para trocar o título para municípios diferentes ou um local de votação mais próximo da nova residência, é o mesmo:

Basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (www.tse.jus.br), entrar em Serviços Eleitorais e na sequência clicar em Autoatendimento Eleitoral. Na nova página, acesse Título Eleitoral. Nesta página, clique no menu 3, em Atualize ou Corrija seu Título Eleitoral. Após a expansão, clique no menu 3.2, em Atualize seu Endereço (para mudar local na mesma cidade é no 3.3, Troque seu local de votação dentro do mesmo município). Será aberta uma aba para a sua identificação. Para isso, basta preencher as informações solicitadas.

Foto TRE/SC

Em seguida, você será encaminhado para a página em que deverá informar os seus novos dados e enviar os comprovantes necessários. Após concluir, será necessário aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. A situação do processo também pode ser acompanhada pela internet (pela aba, no site do TSE, ‘Acompanhe uma Solicitação’).

Eleitores sem cadastro biométrico devem procurar o Cartório Eleitoral (em Balneário Camboriú fica na Rua 2850, 470 – Centro) para fazer a mudança.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -