- Publicidade -
- Publicidade -
20.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vice de Lucas Gotardo (NOVO) responde sobre saúde e educação

(Repostas de Guilherme Hildebrand)

As pessoas reclamam muito da saúde pública de Balneário Camboriú, quais seus planos para melhorar isso?

A saída mais indicada para uma saúde eficaz em Balneário Camboriú é a implantação do Programa de Saúde Família.

O PSF prevê que cada equipe, composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente comunitário, cuidará de aproximadamente de 4.000 pessoas, distribuídas geograficamente.

Um PSF eficaz elimina 90,00% dos problemas da saúde pública, aliviando a sobrecarga nos P.A´s e nos hospitais.

Além disso, a implantação do Programa da Saúde da Família permitirá com que o Hospital Ruth Cardoso finalmente se integre ao SUS, trazendo a tão esperada eficiência na prestação dos serviços, só possível através dessa medida.

Educação – Os resultados da Prova Brasil mostram que a educação pública municipal de Balneário Camboriú obteve piores resultados em 2023 do que em 2019. E piores também do que em 2021, ano severamente afetado pela pandemia de covid-19. Como reverter esse caminho ladeira abaixo?

“O baixo índice da educação pública de Balneário Camboriú não está ligado a fatores externos, mas sim a um problema estrutural e pedagógico do sistema de ensino municipal. Da forma como está estruturado, os alunos da rede pública enfrentam déficit de aprendizado, carência de materiais escolares e sucateamento das instalações, além, claro, com a falta de vagas nas instituições municipais. Tudo em razão de erros grosseiros no emprego da verba pública.

Para solucionar esse problema devemos urgentemente:

● Desenvolver programas de apoio para alunos com interrupções em seu processo de alfabetização, oferecendo aulas de reforço e atividades extracurriculares para a recuperação das habilidades de leitura e escrita.
● Estabelecer sistemas de monitoramento e avaliação para acompanhar a aprendizagem e progresso dos alunos e identificar precocemente aqueles em risco de evasão, permitindo intervenções oportunas.
● Garantir uma infraestrutura que ofereça um ambiente propício à aprendizagem, incluindo transporte escolar, reforma das escolas existentes ou construção de novas quando necessário e fornecimento de merenda escolar de qualidade, para tornar a educação acessível a todos
● Assegurar o alinhamento do currículo municipal às expectativas de aprendizagem previstas no conteúdo programático, documentos normativos e na legislação.
● Registrar de forma digital os documentos de acompanhamento dos planos de aula criando, assim, um arquivo para acompanhar o cumprimento do currículo e viabilizar ações de aprimoramento da gestão curricular.
● Garantir uma estrutura de carreira aos professores que valorize e recompense os resultados no aprendizado dos alunos e o tempo dedicado à sala de aula.
● Implementar pagamentos extras de salário para todos nas escolas de acordo com índices de melhora e eficiência.
● Fazer processos seletivos para escolha de gestores escolares, eliminando influências danosas.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -