Balneário Camboriú, um dos principais polos da construção civil em Santa Catarina, promove neste sábado (14), das 9h às 13h, um feirão de empregos no setor. A iniciativa, organizada pela FIESC em parceria com o Sinduscon BC e a Câmara da Construção Civil, reunirá empresas locais com mais de 140 vagas de trabalho para diversas profissões da construção civil.
O feirão acontece em um momento de aquecimento da economia catarinense. De acordo com dados recentes, o Estado liderou a geração de empregos formais no país em julho, com destaque para a indústria de transformação, que respondeu por 25% das novas vagas. A construção civil, por sua vez, contribuiu com 849 novos postos de trabalho, impulsionada principalmente pelos serviços especializados e pela construção de edifícios.
Para participar do Feirão de Empregos deste sábado, o trabalhador deve ir ao local com documentos pessoais e currículo, se tiver.
Não é preciso pagar qualquer tipo de taxa.
É importante ressaltar que o feirão não garante a contratação imediata, mas oferece a chance de entregar o currículo e participar de processos seletivos. O objetivo é conectar candidatos com as empresas e facilitar a realização de entrevistas.
“A construção civil é um setor fundamental para o desenvolvimento de Balneário Camboriú e estamos muito felizes em poder contribuir para a geração de empregos e a qualificação profissional”, afirma Luciana Vier, agente de mercado, destacando a importância da parceria entre as entidades para a realização do evento.
Capacitação profissional
Durante o feirão, também será divulgado o curso de ‘Ajudante da Construção Civil’, que faz parte do programa Emprega Já Construção Civil 2024.
No total, são 25 vagas destinadas a atender interessados em ingressar no mercado da construção civil sem experiência no setor e que tenham sido pré-selecionados pelos RH´s das construtoras.
A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na área, oferecendo conhecimentos práticos sobre os principais materiais, ferramentas e técnicas utilizadas em construções. Ao todo, o curso terá 40 horas de duração e abordará temas como:
- Segurança do trabalho: aprenda a trabalhar em um canteiro de obras de forma segura, evitando acidentes.
- Materiais e ferramentas: conheça os equipamentos utilizados no dia a dia de um ajudante de obras, aprendendo a manuseá-las corretamente.
- Processos construtivos: entenda as etapas de uma construção e como cada uma delas funciona.
- Postura profissional: desenvolva habilidades comportamentais para se destacar no mercado de trabalho
Principais vagas disponíveis no feirão de emprego
- Armador
- Carpinteiro
- Montador Oficial
- Gesseiro em Drywall
- Meio Oficial de Carpinteiro
- Pintor
- Eletricista
- Azulejista
- Meio Oficial de Pedreiro
- Almoxarife
- Auxiliar de Acabamento/Pedreiro
- Encarregado de Obra
- Líder de Limpeza
- Multioperador de Máquinas
- Pedreiro de Acabamento/Azulejista
AGENDA
- O que: Feirão de Emprego da Construção Civil
- Quando: 14 de setembro
- Horário: 9h às 13h
- Local: Sinduscon BC, rua Angelina, 555, bairro Municípios, Balneário Camboriú
Fonte: Buriti Jornalistas Associados