O Sistema Municipal de Empregos (Sime) de Balneário Camboriú que, desde segunda-feira (17), está em novo endereço, na Casa dos Conselhos, tem mais de 400 vagas em oferta, incluindo oportunidades a pessoas com deficiência (PcD).
A Praça (antiga Sala do Empreendedor) que funcionará no mesmo local, será oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (20), às 18h.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira disse que as vagas são atualizadas diariamente e podem ser conferidas no link https://abre.ai/lZNV.
De 2 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025, o Sime atendeu 443 pessoas e fez 780 encaminhamentos ao mercado de trabalho (os candidatos são encaminhados para até três vagas).
No entanto, apenas nove contratações foram efetivadas.
“Estamos sofrendo muito com isso. O problema é a falta de mão de obra qualificada, as pessoas querem emprego, mas não fazem sua parte. Por isso, vamos contatar o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para investir em qualificação da mão de obra. Ainda estamos na temporada e o empresariado já está sofrendo muito com a falta de funcionários”, diz.
Através da parceria com o Sebrae, o foco será em melhorar o processo de encaminhamento com a criação de um filtro mais eficiente para alinhar perfis às vagas, sensibilizar empregadores para flexibilizar requisitos quando possível e acompanhar os encaminhamentos.
“O Sebrae tem diversas ferramentas para trabalhar isso e é a entidade mais forte quando se fala de emprego e renda, oferece capacitações e cursos, além de diversos programas de apoio aos empreendedores. Eu já tive oportunidade de conhecer um pouco, quando atuei na Sala do Empreendedor, ainda em 2018″, acrescenta.
Como se candidatar no SIME
Para se candidatar no Sime, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência em Balneário Camboriú.
Há oportunidades também para jovens aprendizes (a partir de 14 anos). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. (Rua 1822, nº 1510, Centro)
O SIME atua exclusivamente como uma ponte entre o candidato e a empresa, sem interferir diretamente no processo seletivo.
Forma de atendimento aos candidatos
- Atendimento padrão: cada candidato recebe até três encaminhamentos;
- Atendimento a pessoas em situação de rua: o atendimento inclui até cinco encaminhamentos.
Processo de atendimento
- No atendimento, ocorre uma triagem do perfil do candidato, com coleta de informações sobre vagas que o candidato busca, experiências anteriores de trabalho, disponibilidade de horário, preferência de bairro para trabalho e pretensão salarial;
- Com base nessas informações, são feitos os encaminhamentos para as vagas mais adequadas ao perfil do candidato.
Forma de atendimento às empresas
- Cadastramento de vagas de emprego: as vagas disponíveis são cadastradas para divulgação;
- Encaminhamento de candidatos: candidatos são encaminhados conforme o perfil informado pelas empresas;
- Análise semanal com as empresas: é feita uma análise periódica com as empresas sobre os candidatos encaminhados, identificando possíveis ajustes no perfil das vagas ou nas necessidades de contratação;
- Apoio na definição do perfil da vaga: o Sime auxilia as empresas na definição de requisitos e características essenciais para o preenchimento das vagas;
- Oferta de espaço para entrevistas: o Sime disponibiliza um ambiente para a realização de entrevistas, caso seja necessário.