- Publicidade -
- Publicidade -
26.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú tem programação especial para a Semana da Pessoa Idosa

Uma caminhada neste sábado, 9h, abre as comemorações que seguem toda semana

Para homenagear o Dia Internacional da Pessoa Idosa, neste sábado (1º) e o Dia Nacional do Idoso, lembrado na terça-feira (27), a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) programou várias atividades para os maiores de 60 anos de Balneário Camboriú. A programação é aberta e gratuita para o público alvo e vai começar neste sábado com a ‘Caminhada de Valorização da Pessoa Idosa’, no centro da cidade.

Secretária Juliethe (agachada no centro) com um dos grupos da SPI (Foto Divulgação/SPI)

SPI=10 anos

A secretária Juliethe Nitz disse que a Secretaria foi criada há 10 anos para garantir políticas públicas para essa população que só cresce em Balneário Camboriú.

“Balneário Camboriú é uma cidade atípica em relação a esse público, acreditamos que já passamos dos 30% de idosos em nosso município. Muitos se aposentam em suas cidades e escolhem Balneário Camboriú para morar, devido a tudo que a prefeitura oferece hoje, dando qualidade de vida aos 60+”.

- Publicidade -

Centro de Convivência

Além de fazer toda a proteção, cuidado e políticas públicas aos 60+, a Secretaria funciona como um centro de convivência, com mais de 50 oficinas semanais, passando diariamente em torno de 600 idosos na secretaria.

As atividades são diversas e todas tem público, mas as mais procuradas são as realizadas no pátio, como ginástica, pilates, ritmos e dança.

“Eles gostam muito dessas atividades, tendo em torno de 70 a 100 pessoas nas aulas. Agora tem as atividades internas, como o jogo de baralho, que acontece todos os dias e todos os dias eles estão na secretaria jogando e se divertindo. Tem também o público do baile da mateada, que são assíduos e não faltam uma quinta-feira, reunindo em torno de 200 pessoas”, destacou Juliethe.

Além dessas e muitas outras atividades e oficinas, como línguas, Inglês, Italiano, Espanhol, tem palestras sobre assuntos variados de interesse a este público.

Mais de 7 mil carteirinhas

Na SPI são confeccionadas as carteirinhas municipais da pessoa idosa, que podem ser usadas para obter gratuidade no transporte municipal para 60+. 

Nesta carteira tem dados médicos importantes, e principalmente, um telefone para contato caso aconteça algo com a pessoa idosa e ela esteja sozinha. As carteiras de estacionamento prioritário para vagas de idosos também são fornecidas através da SPI. 

“Já foram confeccionadas mais de sete mil carteiras da pessoa idosa desde que a lei foi instituída, após a reabertura da secretaria, q1uando assumi como secretária, já fizemos mais de 4.500 carteiras da pessoa idosa”, informou a secretária.

- Publicidade -

Novo projeto

Juliethe disse que esta semana entrou na Câmara de Vereadores o projeto de lei do prefeito Fabrício Oliveira que institui o Programa Empresa Parceira do Idoso, onde irá dar descontos no comércio local, através da apresentação da carteira municipal do idoso, assim como fomentar a empregabilidade da pessoa idosa. 

“Esse projeto faz parte das ações que estamos buscando para continuarmos como ‘Cidade Amiga do Idoso’, assim como recebermos o selo prata pelo Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa pelo governo federal. Inclusive, Balneário Camboriú é um dos municípios participantes do RENADI que é um projeto piloto do governo federal para implementar a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa pelo reconhecimento do trabalho feito através do programa Abraço ao Idoso”, resumiu a secretária da SPI.

Programa Semana do Idoso

*Sábado (1) – ‘Caminhada de Valorização da Pessoa Idosa’, às 9h, partindo da Praça Almirante Tamandaré. Logo depois, as artistas Eulina Silveira e Bel Jesus estarão se apresentando na praça.

*Segunda-feira (3) – aulão de ginástica, serviços de saúde e beleza e apresentações artísticas, na praça Tamandaré, das 8h30 às 12h. 

*Terça-feira (4) – Baile Realeza, com escolha do Rei e da Rainha da Pessoa Idosa, no Complexo Turístico Cristo Luz. 

Para ter acesso ao baile, será necessário levar 1kg de alimento não perecível. 

*Quarta-feira (5) – Piquenique com dinâmicas em grupo e aula de yoga, no Parque Raimundo Malta, das 14h às 17h. 

*Quinta-feira (6) – Mateada da Semana da Pessoa Idosa, na sede da SPI (Rua 1822, nº 614 – Centro). 

*Sexta (7) – Gincana, no Ginásio Irineu Bornhausen (Av. Santa Catarina, 700 (ao lado do CEM Gov. Ivo Silveira), a partir das 8h30.

A programação da Semana da Pessoa Idosa tem parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME), Secretaria de Saúde e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -