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Comércio de Balneário Camboriú: CDL completa 45 anos de história

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  • Por Luciana Zonta

Quando Laureano Bittencourt abriu uma pequena venda de itens diversos perto da praia de Camboriú, em 1929, sequer imaginava no que se transformaria, anos mais tarde, aquele balneário deserto e provinciano. 

Imagens publicados no livro ‘Uma Porta para o Mundo: Memórias do Comércio de Balneário Camboriú’

Sua loja de secos e molhados vendia de tudo – incluindo açúcar, carne, tecido, panelas e arame farpado – e foi precursora do que viria ser um dos comércios mais dinâmicos do Sul do Brasil.

Já naquela época, os comerciantes eram lideranças locais que levantavam bandeiras pelo desenvolvimento econômico da cidade. 

Imagens publicados no livro ‘Uma Porta para o Mundo: Memórias do Comércio de Balneário Camboriú’

Foi Laureano Bittencourt que, ao lado de outros empreendedores como Bruno Silva (Hotel Silva), Baturité Campos (Restaurante Baturité), Jacob Schmit (Hotel do Jacó) e Victor Passold (Hotel Balneário), financiou a implantação da luz elétrica, que vinha de Itajaí até a área central da praia.

Avenida Central, nos anos 50 (Arquivo/CDLBC)

O boom da construção civil trouxe também as primeiras lojas de apoio ao setor, na década de 1970 e a “invasão” de turistas argentinos na década de 1980 marcou uma época de fartura e prosperidade para o comércio local.

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A Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL BC, surge em meio a este período fértil para fazer história na economia de Balneário Camboriú. Fundada em 17 de agosto de 1977, a entidade tem um objetivo bem definido: organizar um dos setores econômicos mais promissores da cidade.

Primeira entidade de classe a ter sede própria em Balneário Camboriú, lado a lado com o Sindilojas, a CDL é hoje uma referência para o empresário local. 

Espaços de eventos e salas de treinamento são colocados à disposição das empresas e associados têm vantagens exclusivas na agenda de cursos, workshops, palestras, convênios de saúde e de serviços, além da ferramenta do SPC/Serasa, que contribui na gestão das empresas.

Nos dias atuais, a sede da entidade segue como uma das mais completas do Estado.

Os associados CDL seguem com vantagens exclusivas, como agenda de cursos e workshops com valores diferenciados, palestras gratuitas e exclusivas para empresas filiadas, campanhas de vacinação, convênios de saúde e serviços, além da ferramenta do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que contribui na gestão da inadimplência das empresas.

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Atualmente o comércio local é considerado um case nacional se levado em conta as grifes nacionais e internacionais que escolhem a cidade para abrir mercado no Estado, antes mesmo da capital Florianópolis. Se antes o morador local precisava viajar até Itajaí ou Blumenau para encontrar variedades, a situação inverteu-se por completo.

Bandeiras

Desde a fundação, a CDL sempre esteve ligada à defesa de importantes bandeiras socioeconômicas locais. 

Imagens publicados no livro ‘Uma Porta para o Mundo: Memórias do Comércio de Balneário Camboriú’

Entre o final da década de 1980 e início da década 1990, associados da CDL ajudaram a cobrar mais infraestrutura de distribuição de água e tratamento de esgoto à Casan, estatal responsável pelo serviço na época. 

Na década de 1990, a duplicação da BR-101 em Santa Catarina e a construção do 12º Batalhão da Polícia Militar em Balneário Camboriú – com o objetivo de não depender mais do comando da corporação em Itajaí – já estavam nas pautas de demandas da entidade. A entidade liderou um movimento que chegou a fechar a rodovia federal por quase uma hora com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade do viaduto de acesso à cidade.

Imagens publicados no livro ‘Uma Porta para o Mundo: Memórias do Comércio de Balneário Camboriú’

Em parceria com o sindicato do comércio, a entidade também conquistou uma de suas mais emblemáticas bandeiras: a lei do horário livre para o comércio, que ganhou a permissão oficial para abrir inclusive em domingos e feriados nacionais. 

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Até hoje, um dos grandes diferenciais turísticos de Balneário Camboriú é o horário flexível das lojas, que só não podem abrir em apenas 2 dias do ano: Natal e Dia do Trabalho. Em nenhuma outra cidade de Santa Catarina, o comércio abre 364 dias do ano.

A alta carga tributária no Brasil também rendeu participações da CDL de Balneário Camboriú em passeatas e movimentos nacionais ao longo da história. Em 1994, diretores da entidade já saíam às ruas, ao lado de outras associações de Santa Catarina, para pedir a reforma tributária no país.

Vinte e oito anos depois, o tema segue na pauta. Uma das mais famosas ações das CDLs em todo o Brasil, atualmente, é o Impostossauro. Em Santa Catarina, o movimento é organizado pelas CDLs Jovens e reivindica a redução das altas taxas de impostos nos mais variados setores do varejo nacional.

A jornalista Luciana (Foto Fernanda Arruda)

Luciana Zonta é jornalista e autora do Livro ‘Uma Porta para o Mundo: Memórias do Comércio de Balneário Camboriú’

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