- Publicidade -
- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia Mundial do Autismo será lembrado com programação especial em Balneário Camboriú

AMA Litoral atende mais de 100 autistas e tem mais de 200 na fila

O Dia Mundial do Autismo é neste domingo (2) e em Balneário Camboriú será lembrado com programação especial, através da AMA Litoral e da Casa da Família, que pertence à Secretaria de Inclusão Social. 

A cidade vem abraçando cada vez mais a causa e tem novidades: a AMA Litoral deve inaugurar sede própria, que está sendo construída na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, no Bairro dos Municípios, mesmo bairro onde será entregue pela prefeitura, entre julho e outubro deste ano, a Casa do Autista, um complexo que será instalado na estrutura que antes seria a Casa do Adolescente.

AMA Litoral com programação intensa para abril

A coordenadora da AMA Litoral, Catia Cristiane Purnhagen, conta que o Dia Mundial do Autismo surgiu em 2007, em busca de organização de famílias que vivem o autismo e ainda para conscientizar a sociedade. 

- Publicidade -
“O autista tem possibilidades de fazer tudo”, diz Cátia (Divulgação/AMA Litoral)

“É muito importante a data, para que as pessoas entendam que o autista pode estar em todos os espaços. O autismo é considerado uma deficiência, mas o autista tem possibilidades de fazer tudo, mas ainda assim possui os benefícios como meia-entrada, passe livre, prioridade em filas de estabelecimentos comerciais e saúde. A data traz uma demanda bastante grande para a instituição, auxiliamos com rodas de conversa nas escolas, na nossa instituição também temos programação, durante todo o mês de abril”, explica.

O autista pode estar em todos os espaços (Divulgação/AMA Litoral)

Catia aponta que foi instalada, em frente à AMA, que fica na Rua São Paulo, no Bairro dos Estados, uma árvore onde há informações que podem ser ‘coletadas’ pelas pessoas que passam em frente da instituição, ‘para compreender esse tão falado autismo’. 

“Temos calendário do mês também. Vamos estar na Alesc na terça-feira (4), com duas palestras e instalação de fórum onde vão ser discutidas políticas públicas com as entidades do estado. O Cristo Luz é um grande parceiro e vai estar na cor azul – no domingo, dia 2; vamos ter Sessão Azul com o Balneário Shopping e GNC Cinemas no dia 15, às 10h30, com exibição do filme Super Mário”, acrescenta.

Nova sede da AMA deve ser inaugurada em junho

Um assunto bastante debatido em Balneário é a Casa do Autista, que deverá ser inaugurada pela prefeitura entre julho e outubro. 

Catia disse que receberam a notícia com ‘grande surpresa’, pois vinham conversando com a prefeitura sobre ampliação do serviço oferecido pela AMA. 

“Conseguimos R$ 2 milhões para construir a nossa sede própria, na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, e deveremos inaugurá-la no dia 18 de junho deste ano, Dia do Orgulho Autista. E teremos ainda um segundo espaço, na Alvin Bauer, onde faremos um Centro de Estimulação. Sempre víamos que o trabalho voltado para o autista e seus familiares era desenvolvido por nós, mas também temos o entendimento de que precisamos completar o trabalho, e se vem em benefício da nossa comunidade, é positivo”, informa.

Demanda é grande

Segundo a coordenadora, há 251 autistas esperando por atendimento em Balneário Camboriú. Ao total, a AMA Litoral atende 104 pacientes e seus familiares.

- Publicidade -

 “Ainda temos um projeto itinerante com os professores nas escolas, que é o nosso ‘suprassumo’. Temos uma demanda enorme porque tem crianças com laudo, nas escolas regulares, e estamos vendo a grande diferença que dá um suporte para o professor passar a parte pedagógica para esse aluno”, completa.

Casa da Família terá programação especial

Grupo Papo de Criança (Divulgação/PMBC)

A diretora do programa de Proteção Global da Casa da Família de Balneário Camboriú, Alda Dudek, conta que haverá uma programação especial para lembrar o Dia do Autismo na próxima terça e quarta-feira (4 e 5), sempre às 19h, na Casa da Família. 

“Serão duas noites de programação para lembrar o Dia Mundial do Autismo, com dois médicos. A dra. Aurora Andrade, que é médica da saúde da família e da comunidade, falará na terça sobre os desafios do diagnóstico tardio do autismo, e o dr. Luiz Fernando Medeiros, que é psiquiatra da infância e adolescência, falará na quarta sobre o diagnóstico e tratamento do autista”, diz. 

Quem quiser participar das palestras, pode se inscrever pelo WhatsApp, (47) 99982-1929 ou diretamente na Casa da Família.

Alda disse que a Casa da Família também conta com rodas de conversas voltadas para autistas e suas mães, assistidas por psicólogos – o Papo de Mãe acontece toda segunda-feira, às 9h, e o Papo de Criança (de seis a 10 anos) toda quarta, sempre das 10h às 12h.

Grupo Papo de Mãe (Divulgação/PMBC)

A secretária de Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barichello, opina que o Dia Mundial do Autismo serve para que as pessoas reflitam sobre a questão do autismo, que é, em sua visão, algo ‘muito novo’ na vida do público. “Porque não se falava de autismo, não se tinha diagnóstico, por isso que hoje até pessoas mais velhas têm esse diagnóstico tardio. Muitas mães vêm trazer o filho e descobrem que também tem espectro autista”, comenta.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -