- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Associação de Ciclismo Performance Humana quer potencializar para representar Balneário Camboriú

A Associação de Ciclismo Performance Humana (ACPH) que nasceu durante a pandemia, segue firme com um grupo de ciclistas de Balneário Camboriú, mas busca mais apoio da prefeitura, para conseguir uma maior representatividade e apoio ao ciclismo no município, um dos que possui maior rede cicloviária (de acordo com o tamanho da cidade).

A ACPH possui sede na Avenida Central, 700 (1º andar, Sala 04), no Centro de Balneário Camboriú e tem como presidente Carlos Ricardo Luz, o Carlinhos. 

Divulgação/ACPH

Advogado, contador e ciclista, ele relembra que em virtude da pandemia da Covid-19, viu o ciclismo crescer de uma forma ‘assustadora’. 

“Tantos foram os adeptos que iniciaram a pedalar e tantos outros, além de simplesmente pedalar, começaram a competir. Foi aí que o Edmilson Amorelli, da Academia CPH, teve a ideia de criar uma equipe de ciclismo de competição. Fui convidado a ser o chefe da equipe, convites foram feitos para atrair atletas interessados, os patrocínios que acreditaram no projeto e que estão conosco até hoje, deram o suporte inicial para que pudéssemos levar nossos 16 atletas a competir nos três grandes circuitos de MTB em Santa Catarina”, comenta.

- Publicidade -
Divulgação/ACPH

Pedido por mais apoio local

Em 2022, já com a equipe mais estruturada, dezenas de vitórias trouxeram vários títulos de campeões destes circuitos. Isso motivou o grupo a ir adiante, em busca de passos mais largos. 

“Criamos nossa associação onde tivemos nosso projeto aprovado pela Secretaria do Esporte do Governo Federal, para captar incentivos junto à Lei de Incentivo ao Esporte. Diante do reconhecimento local, fomos agraciados com a Declaração de Utilidade Pública Municipal, a fim de que possamos fazer mais e melhor pelo ciclismo local. Nosso desejo, que ainda não se tornou realidade, é poder representar nossa amada Balneário, gerindo o ciclismo nas competições”, acrescenta. 

Atualmente, a esposa de Carlinhos, Belén Luz, e o filho deles, Felipe Luz, correm o campeonato catarinense e o JASC pela cidade de Concórdia. 

“Mas queremos representar Balneário, nascemos aqui”, pontua.

Divulgação/ACPH

Mais respeito pelas leis de trânsito também é preciso

O presidente aproveita para lembrar que há diversas ciclovias e ciclofaixas que foram criadas para dar mais segurança e melhor mobilidade. Todavia, muitos usuários da bicicleta ainda desconhecem (ou não querem respeitar) as leis de trânsito. 

“Gerando atrito por parte de motoristas e pedestres. Usuários andam fora da ciclovia, andam na contramão, furam sinal vermelho e isso está errado! Devemos respeitar para sermos respeitados, tudo funciona assim”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -