- Publicidade -
- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Associação de Surf de Balneário Camboriú retorna com força e nova cara: primeiro evento é neste domingo

A Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC) está reestruturada e com nova direção, Hamilton Costa (presidente) e Jefferson Barbarini (vice). 

O retorno da ASBC marca também a volta do surf competição em Balneário Camboriú – já com um primeiro evento neste domingo (28), o BC Surf Treino, que acontecerá a partir das 8h, no Pontal Norte.

O novo presidente da ASBC, Hamilton Costa, o Tim, tem 40 anos de surf, e foi um dos idealizadores da associação. Antes dele assumir a diretoria há duas semanas, o presidente era Pedro Norberto, um dos expoentes do surf de Balneário. Outros presidentes que passaram pela ASBC foram Didi Olegário (atualmente superintendente da Fundação Municipal de Esportes), Thiago Velasques (atual secretário de Turismo), Edson Amorim, o Ed, José Ernesto Pereira Filho e Elder Leão, que foi um dos principais organizadores de eventos ligados ao surf em Balneário Camboriú. 

“O começo da ASBC foi uma aventura e aprendizado, de erros e muitos acertos, hoje somos maduros, aprendemos muito com as experiências, constituímos família, nos tornamos responsáveis e adquirimos expertise nas decisões… e vamos fazer uma gestão de excelência”, diz Tim.

- Publicidade -

A ASBC tem, segundo o novo presidente, 36 anos de trabalhos prestados para o município, sendo uma das entidades que mais trouxe títulos para Balneário Camboriú. “Muitas coisas foram feitas, passou o tempo, perdemos a hegemonia dentro do estado, agora o trabalho é olhar para frente e resgatar tudo o que temos – fazer o que sabemos fazer. 

Na época do ‘auge’ da ASBC tínhamos 600 associados, mas a cidade cresceu bastante, esperamos recuperar o tempo perdido e ter até mais associados. A associação não vislumbra só o surfista, mas também aquele que gosta do esporte. Queremos inserir tudo dentro desse contexto social”, aponta.

Tim antecipa que a ASBC já conta com um cronograma de eventos, mas que o primeiro passo será reestruturar as redes sociais e reestilizar a logomarca da entidade, que será feita pela agência do publicitário George Varela.

Novos patrocinadores 

A associação também planeja captar patrocinadores, com o foco nos eventos a serem realizados, e assim conseguir trabalhar forte na base do surf – já que a cidade sempre foi conhecida como um ‘celeiro do surf’, mas sem esquecer de outras categorias, como o Surf Adaptado, que vem ganhando cada vez mais destaque.

“O surf hoje tem outra visualização dentro do contexto familiar – os pais já têm vontade de levar o filho para praticar o esporte. Antes existia um preconceito, e hoje já há um conceito muito diferente, o que vemos através de ídolos como Filipe Toledo e Gabriel Medina, que foram e são acompanhados pelos familiares desde o começo de suas trajetórias no surf, do Júnior até hoje na comemoração de um título mundial”, afirma.

BC Surf Treino

O primeiro evento do calendário da ASBC acontece neste domingo (28), a partir das 8h – o BC Surf Treino, que terá quatro categorias em disputa: OPEN Masculino, OPEN Feminino, SUB 16 e uma nova categoria – o Surf Adaptado, inédito em competições na cidade. 

As inscrições estão sendo feitas de forma antecipada, com Ed Amorim (via WhatsApp – +61 490 406 005), e a participação é gratuita. Haverá também inscrição na hora se restarem vagas, por isso a dica é chegar cedo. 

Haverá premiação, mas o foco do evento é ser algo festivo para dar start nas competições de surf na cidade. O BC Surf Treino terá mais duas etapas além da primeira que acontece neste domingo. 

- Publicidade -

Mais eventos

Além das três etapas do BC Surf Treino, a ASBC já conta com outros dois eventos em seu calendário, o Surf Talentos, que será nos dias 8 e 9 de junho e em 27 de setembro, em parceria com a FecaSurf e CBSurf o Brasileiro Master. 

“O nosso objetivo é fazer a cidade lembrar tudo o que fizemos, e que o surf entre na vitrine que Balneário Camboriú é hoje – queremos explorar isso, pois há muito potencial no nosso esporte. Para isso, queremos transformar Balneário Camboriú na surf city que ela sempre foi”, completa Tim.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -